Corpo gerencial da IMA participa do 2º Encontro de Planejamento Estratégico

14.11.2013

O 2º Encontro de Planejamento Estratégico aconteceu dia 14, das 8:30 às 17:00 horas, no Auditório do Noumi Plaza Hotel. O evento reuniu o corpo gerencial, os representantes escolhidos pela Presidência, Diretoria Administrativo-Financeira, Diretoria Técnica e os representantes da Câmara de Recursos Humanos.

O encontro foi ministrado pelo consultor Alberto e teve suporte do José Paulo, Antônio Grazzia e Flávio, consultores da Fundap - Fundação do Desenvolvimento Administrativo. O planejamento estratégico se propõem a permitir uma visão clara das estratégias do negócio da empresa, estabelecendo prioridades, canalizando esforços na conquista dos objetivos, maximizando oportunidades e minimizando os riscos.

Na abertura do seminário, os participantes ouviram atentamente as explanações sobre os desafios da empresa, pontos fracos, Missão (O Que / Para Quem), Visão (Percepção Atual e Proposições). Foi apresentada também a Análise SWOT *- sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. Este sistema é utilizado para fazer análise de cenário (ambiente), sendo usado como base para gestão e planejamento estratégico da empresa: (Pontos fortes, Pontos fracos Oportunidades e Ameaças) baseadas em entrevistas externas junto aos Secretários e Diretores da PMC.

Em seguida, o Presidente Fábio Pagani explanou sobre a relevância e percepção das pesquisas junto aos clientes da IMA. Frisou o ponto que acontece em todas as áreas, e que os clientes estão apontando o problema, o caminho, a solução e reconhecendo que a IMA é fundamental nas resoluções dos problemas da PMC.Ainda no período da manhã, foi proposto a dinâmica da reunião dos quatro grupos (azul, laranja, verde e vermelho) que se organizaram, em espaços distintos no auditório, para debater sobre os objetivos estratégicos ( Resultados / Clientes / Processos / Desenvolvimento de Capacidades). Durante esta fase, os profissionais levantaram os pontos e necessidades em relação aos objetivos estratégicos.

Após o almoço, os grupos continuaram reunidos para a discussão dos conteúdos propostos, visando integrar as diversas áreas dentro de um projeto organizacional e propondo o levantamento de cada item (O que medir / Indicador / Fonte). Na sequência, os grupos nomearam um redator, que foi o responsável pelo registro do entendimento, análise e conclusões perante os demais participantes do encontro.

O Presidente Fábio Pagani, salientou a questão a respeito da visão e missão. “A IMA deixa de ser uma panaceia (hipoteticamente, capaz de resolver todos os problemas) e passa a ser integradora dos sistemas da Administração Municipal. O aprendizado é muito importante, engradece as atitudes e o rumo que devemos focar. É preciso soltar amarras, andar para frente e partir para novos horizontes. É necessário abrir mão de determinadas coisas para poder conquistar outras. Precisamos compreender a diferença entre o que nunca deve ser mudado e o que deve ser aberto a mudanças. Essa capacidade de administrar continuidade e mudança exige disciplina e está vinculada à capacidade de desenvolver uma visão. É preciso ajustar os processos e pensar no foco que é o mais importante: as pessoas.”

_________________________
(*) O termo SWOT - é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrônimo de Forças (Strengths) Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats)

 

 

 

 

 

 

Ir para topo