Delegação de empresas cubanas visita IMA

23/06/2009

Uma delegação com representantes do governo e de empresas cubanas visitou a Informática de Municípios Associados S/A nesta segunda-feira, 22 de junho, com o objetivo de aprofundar contatos que já haviam se estabelecido entre as instituições no início deste ano.

Entre os membros da comitiva, estavam Alberto Rodriguez Arufe, vice-ministro do Ministério de Informática e Comunicações de Cuba e chefe da delegação, Wilfredo Rodrigues, diretor de Normas e Regulação do Ministério de Informática e Comunicações de Cuba, Jorge Luis Martin, diretor geral da Agência de Consultoria e Negócios Avante, Hector González, presidente Desoft, e Eviel Pérez, vice-presidente Copextel. 

Tanto a Desoft, quanto a Copextel já haviam assinado cartas de intenções com a IMA visando o intercâmbio de soluções tecnológicas, em fevereiro, quando ocorreu a XIII Convenção e Feira Internacional de Informática, que aconteceu em Havana.

A Desoft é uma empresa na área de desenvolvimento de software que está interessada na solução de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) da IMA. Esta tecnologia permite digitalizar e indexar documentos e imagens impressas em papel para que possam ser localizadas e visualizadas pela Internet ou Intranet.

A Copextel, por sua vez, atua na área de telecomunicações, energia elétrica e engenharia de automação. Ela demonstrou interesse no Integre, sistema desenvolvido pela IMA para a gestão da rede escolar que controla eletronicamente faltas, notas e a emissão de documentos dos alunos de uma rede escolar, assim como a alocação de professores e a efetivação de matrículas, com informações georreferenciadas. 

A Avante Consultoria e Negócios, é um órgão fomentador de negócios na área tecnológica, que desenvolve ações de gestão, promoção e colaboração entre as empresas cubanas e os mercados externos.

O presidente da IMA, Pedro Ziller, explicou aos cubanos que o objetivo maior da empresa é atender às necessidades da Prefeitura Municipal de Campinas no que diz respeito às questões relativas à área de Tecnologia da Informação. Ele ressaltou também que há interesse em manter intercâmbio com as instituições cubanas. “Há uma vontade, por parte do governo brasileiro, em estreitar os laços comerciais e tecnológicos com Cuba. Nós, que integramos o governo em nível municipal, também podemos contribuir nesse processo”, afirmou.

Os representantes das empresas cubanas, por sua vez, indagaram a IMA sobre o caminho a ser seguido para concretizar o que já haviam esboçado nas cartas-de-intenções. “Temos uma identidade comum, que é a utilização de plataformas baseadas em software livre e estamos interessados em estabelecer uma relação comercial com a IMA no campo do desenvolvimento de sistemas”, disse Benitez González, da Desoft.

“Desejamos que essa colaboração tenha êxito”, completou o vice-ministro do Ministério de Informática e Comunicações de Cuba Alberto Arufe, afirmando que as soluções da IMA poderiam ser utilizadas pela Oficina Nacional de Informatização, órgão encarregado de aplicar a política de governo para o setor. 

Alexandre Castilho, vice-presidente do Correos de Cuba, Miozoltis Camacho, diretora de de negócios do grupo eletrônico, também integraram a delegação cubana.

Eles foram acompanhados na IMA por Rodrigo Carvalho, do Centro de Negócios e Informações de Campinas (Cenic), Décio Sirbone, diretor da Companhia de Desenvolvimento do Pólo de Alta Tecnologia de Campinas (Ciatec) e Moraima Diaz da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).

 

 

 

 

 

 

Ir para topo