27/10/11
A Informática de Municípios Associados S/A disponibilizou o DIM (Dispensação Individualizada de Medicamentos) no Portal de Software Público Brasileiro (SPB). O DIM permite controlar eletronicamente a dispensação de medicamentos nas unidades descentralizadas de saúde, identificando, através do cartão SUS, o paciente que está retirando o remédio e dando baixa automática no estoque. O Portal de Software Público tem o objetivo de compartilhar softwares de interesse público e tratar esses sistemas como um bem público.
O anúncio da disponibilização do DIM no PSPB foi feito nesta terça-feira, 25/10, durante o II Encontro Nacional de Software Público Brasileiro (ENSPB), que integra a programação do Encontro Nacional de Tecnologia da Informação, que aconteceu em Brasília, de 25 a 27 de outubro. A partir de agora, o sistema que foi desenvolvido pela IMA para a Prefeitura de Campinas está disponível para atender às necessidades de outros municípios ou órgãos, que poderão, inclusive, contribuir com o desenvolvimento de novas funcionalidades.
O diretor técnico da IMA, Marcelo Pimenta, esteve na cerimônia que marcou a inclusão do DIM no Portal. Para ele, o desenvolvimento das áreas ligadas às tecnologias da informação e comunicação, além da contribuição direta, potencializa o crescimento econômico e tecnológico de diversos setores da economia. “Nessa perspectiva, o software livre tem potencial de contribuição para um modelo regional e nacional de desenvolvimento econômico e tecnológico”, afirma.
Pimenta argumenta que a relação entre a discussão sobre software livre e este modelo de desenvolvimento decorre do fato de que a sua utilização pressupõe a existência de um ambiente que assegure as atividades de evolução, inovação, qualidade, suporte técnico, capacidade e capacitação. Acrescenta, ainda, que a inciativa do Governo Federal, ao desenvolver o PSPB, implementa os mecanismos para desenvolvimento cooperativo de soluções de TI em ambiente aberto e com alta qualidade.
“O lançamento do DIM no portal é a concretização de um desejo de compartilhar ferramentas que ofereçam eficiência à gestão pública e conforto ao cidadão. Ao mesmo tempo que possibilidade de melhoria continua do software dado o modelo cooperativo que se implementa”, avalia.
Palestra
No dia 26, quarta, a analista de sistemas da IMA, Ana Regina Lanfranchi, ainda dentro da programação do ENSPB, fez uma apresentação sobre os objetivos e as principais funcionalidades do DIM. “A apresentação foi muito positiva, pois despertou o interesse de algumas pessoas da plateia sobre o software”, diz Ana Regina. De acordo com ela, o público era composto principalmente por pessoas ligadas a governos de diversos Estados e municípios do País.
A partir do momento em que a IMA disponibilizou o DIM no SPB, tem início a construção de uma comunidade virtual, pela qual desenvolvedores de qualquer parte do país poderão acrescentar novas funcionalidades e melhorias ao sistema. Caberá à IMA coordenar este trabalho e, a partir da sua avaliação, validar estas contribuições, anexando-as oficialmente ao software.
O sistema
O DIM é um sistema que permite identificar eletronicamente o paciente que retira medicamentos nas farmácias das unidades descentralizadas de uma rede de saúde, controlando a quantidade e o lote do produto. O sistema ainda dá baixa automática nos estoques e automatiza a escrituração dos registros obrigatórios no caso de medicamento sob controle, um procedimento trabalhoso que necessitava ser realizado manualmente, consumindo tempo e energia dos profissionais da saúde.