Disque-Saúde comemora um ano

18/08/2010

Após um ano em funcionamento, o Disque-Saúde, serviço prestado pela Informática de Municípios Associados S/A à Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, realizou cerca de 130 mil atendimentos, entre serviços que vão desde a prestação de informações sobre campanhas de vacinação, passando pela marcação de consultas com generalistas nas unidades descentralizadas, até a confirmação, junto ao paciente, das consultas agendadas com especialistas.

O serviço foi inaugurado oficialmente no dia 30 de julho de 2009. Na época, a epidemia da Gripe H1N1estava no ápice e a primeira missão do 160 foi esclarecer as duvidas da população sobre a doença. Em 08 de agosto, teve início o agendamento telefônico para as consultas de pediatria para 10 Centros de Saúde da Rede Básica.

Em setembro de 2009, o sistema passou a operar também de forma ativa, ligando para os pacientes e confirmando a presença nas consultas que já haviam sido agendadas com especialistas, nesse primeiro momento o serviço foi limitado apenas à cardiologia.

Atualmente, o Disque-Saúde atende a 46 Unidades Básicas de Saúde (Centros de Saúde) com agendamentos de consultas para Clinico Geral, Ginecologista, Pediatra e Procedimentos de Enfermagem,. Além destes, também agenda exames de acuidade visual, eletrocardiograma e Papanicolau. O sistema ainda faz confirmações de consultas de nove especialidades: Cardiologia, Neurologia, Nefrologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Urologia, Oftalmologia, Cirurgião Vascular e Exames de Endoscopia.

Para realizar esta tarefa, a equipe conta com 18 profissionais, sendo 13 atendentes, um apoio de supervisão, uma supervisora, duas enfermeiras e um médico.

De acordo com o médico Hélio Faria Merheb Júnior, coordenador do programa, a população tem gostado do serviço, que contribuiu para a diminuição do fluxo de pessoas na recepção das unidades. Já os trabalhadores da Saúde, na visão de Merheb Júnior, acham que o serviço veio para ajudar, embora, no início, segundo ele, tenha havido uma certa resistência.

“Houve uma interpretação de que a unidade iria parar de fazer acolhimento e só faria atendimento de consultas marcadas pelo 160. Mas nós ganhamos a confiança das unidades quando perceberam que o Disque Saúde é bom para todo mundo”, disse. Entre os benefícios, ele destaca que houve queda na fila de espera para algumas especialidades, principalmente ginecologia e pediatria. Hoje, grande parte das unidades no sistema têm consulta para daqui a dois dias.

O médico também comemora os resultados da confimação de consultas de especialidades. “Em algumas, como Cardiologia, por exemplo, o histórico aponta para um índice de faltas em primeiras consultas da ordem de 30% . Essa marca nós conseguimos reduzir para 15 a 20%”, disse.

Um ano de Disque Saúde em números:   

Total de atendimentos realizados: 126.079

Consultas com generalistas agendadas: 42.003

Confirmações de Consultas de Especialidades: 61.749

Informações diversas (Epidemias, doenças, vacinas, campanhas, vagas e outros): 10.011

 

 

 

 

 

 

Ir para topo