07.03.2014
Campinas conheceu nesta sexta-feira, 7 de março, as 10 startups da cidade que farão parte da Aceleradora Campinas, a primeira aceleradora municipal do país. A ação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Núcleo Softex Campinas.
O processo de seleção contou com 58 empresas inscritas. Destas 16 foram pré-selecionadas e apresentaram seus trabalhos para uma banca julgadora, que, ao final das apresentações, anunciou as 10 ganhadoras. A banca foi composta por executivos da área, potenciais investidores, especialistas de mercado, representantes da academia e especialistas técnicos.
As startups escolhidas receberão suporte do Núcleo Softex Campinas - que será responsável pela operação da aceleradora - para que o negócio se consolide no mercado em que atua. As maiores vantagens que uma empresa startup encontra em um programa de aceleração é a interação com os mentores (técnicos, especialistas, executivos com grande experiência de mercado) que a prepara, por meio das melhores práticas mundiais de gestão de negócios tecnológicos e de alto risco, para impulsionar seu crescimento.
Diferentemente do processo realizado pela maioria das aceleradoras privadas, o programa da Aceleradora de Campinas é oferecido sem ônus para as empresas participantes, e também não exige cessão de quotas ou capital da empresa.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, Samuel Rossilho, Campinas sai na frente com a primeira aceleradora municipal do país. “É um privilégio, Campinas está saindo na frente com a primeira aceleradora municipal do país e mais que isso, essa parceria com a Softex vem premiar, vem trazer uma condição diferenciada para viabilizar o projeto de vocês”, afirmou. “Nós tivemos 58 empresas inscritas e 10 classificadas. Para as outras 48 empresas, quero dizer que a Prefeitura vai ficar à disposição. Queremos muito dar continuidade ao trabalho e aproximar essas empresas do mercado, dos investidores. Todos são premiados, todos realmente têm capacidade senão não estariam aqui. Parabéns a todos”, completou.
Para o Presidente da IMA Fábio Pagani, o importante é resgatar a vocação da cidade de Campinas como principal polo da Ciência e Tecnologia do Estado, “atualmente, o grande potencial de novos negócios em tecnologia está se desenvolvendo a partir de iniciativas modestas, mas ousadas: as startups, empresas geradas por microempresários e estudantes são um exemplo disso. Muitas vezes, as ideias geradas por esses empreendedores são boas e até mesmo inovadoras, mas acabam não seguindo em frente por falta de investimentos ou direcionamentos. As que conseguem ir além da boa ideia, entretanto, acabam integrando de forma efetiva a nova economia e desbravando fronteiras. Por isso, é importante o incentivo da Administração Municipal para empreender com inovação, com espírito criativo e buscando novos caminhos e soluções”, finaliza.
Confira a relação das Startups vencedoras:
Quasar Telemedicina - Aplicativo chamado GlicOline que automatiza o tratamento dos diabéticos por via do smartphone do paciente.
DSPGeo - Desenvolvimento de soluções computacionais para o problema de construção de modelos de velocidade em processamento de dados sísmicos dos solos.
EmergiNet - Tratamento, análise e visualização de conteúdos com grande volume de dados e, portanto, alto requerimento de robustez e performance.
New Software - Solução de software voltada para a área de educação com o objetivo de ser uma plataforma multiserviço de avaliação educacional e distribuição de conteúdo de modo a potencializar a educação.
iPlantão - Aplicativo com base de gestão de escalas, banco de dados de vagas e profissionais, que permite a busca para profissionais da área da saúde de maneira geolocalizada.
ODYSCI - Produtos e serviços que buscam a gestão do conhecimento integrando múltiplos repositórios de informações, customizados para cada cliente e disponíveis localmente ou na nuvem.
Quadex Technology - Equipamento que oferece solução completa para o tratamento de resíduos para os serviços de saúde, atendendo a legislação por completo.
Udev Soluções Tecnológicas - Sistema de gerenciamento em tempo real de ocupação de vagas para carros.
VeRSis - Banco de arquivos de curvas características de placas eletrônicas de diversos seguimentos como médico-hospitalar, automotivo, aviônicos, etc.
Zelox - Plataforma que presta serviço de prevenção a fraudes nas transações financeiras utilizando uma plataforma robusta de sistemas de alta performance baseado em um modelo de negócio de serviços.