Educação e Saúde são destaques no Conip

21/06/2004

Algumas soluções desenvolvidas para as Secretarias de Educação e de Saúde de Campinas serão destaque nas apresentações da IMA que ocorrerão durante o Conip.

O Integre, por exemplo, é um software que possibilita a criação de um cadastro único com os dados de todos os alunos da Rede Educacional de um município. Com esse banco de dados único, é possível agilizar o trabalho administrativo e docente das escolas.

Nele pode-se inserir todas as informações relativas ao aproveitamento escolar dos estudantes, como as notas e a freqüência, com a emissão de relatórios automaticamente. São informações que permitem aos gestores da Educação acompanhar toda a vida escolar do aluno, desde o ingresso na Educação Infantil até a 8a Série.

Com ele, os professores poderão ter um relatório com todos os dados dos alunos ao longo do ano letivo para subsidiar um Conselho de Classe, por exemplo, e os gestores terão sistematizadas diversas informações que poderão orientar a política educacional do município, com acesso ágil e seguro.

Outra solução desenvolvida para a Educação e para a Ceasa é o Gales , Sistema para Gerenciamento da Alimentação Escolar. Ele é uma ferramenta eficiente para gestão da Alimentação Escolar, através da qual é possível criar e modificar cardápios de maneira bastante flexível, substituindo alimentos ou preparações, e adequando o valor calórico ao desejado.

O Gales dá apoio logístico e gerencial, favorecendo a obtenção da melhoria da qualidade da Alimentação Escolar com economia de recursos. Esta é a única solução que será exposta no Conip que ainda não está baseada em software livre.

O destaque na área da Saúde é o SOL - Saúde On Line, um software que permite aumentar a eficiência na marcação de consultas e exames para os usuários do SUS em Campinas. O SOL possibilita que uma série de procedimentos que eram realizados manualmente, através de formulários de papel, deixem de ser feitos. Com ele, todos os Postos de Saúde estão ligados on line, através da internet e, desta forma, os operadores podem verificar os horários disponíveis para as consultas com especialistas, como cardiologistas, ortopedistas, endocrinologistas, e para exames de complementação diagnóstica, como ecografia ou mamografia, em qualquer das unidades da Rede Municipal de Saúde.

A implantação do SOL no Município de Campinas interligou 74 unidades entre Centros de Saúde, Policlínicas e outros serviços de referência da Prefeitura, responsáveis pelo atendimento de cerca de 5 mil pessoas a cada semana. O novo sistema zerou as perdas de consultas que, antes, atingiam uma média mensal de 24%, possibilitando a redução no prazo de espera em diversas especialidades.

 

 

 

 

 

 

Ir para topo