07/01/05
O prefeito Hélio de Oliveira Santos determinou que parte dos recursos que estavam destinados ao carnaval de rua em Campinas, cancelado nesta quinta-feira (06/01), sejam utilizados na resolução dos problemas de vírus na rede de dados da Prefeitura.
A nova direção da Informática de Municípios Associados S/A (IMA) já havia detectado a necessidade de realizar esta tarefa o mais rápido possível, o que foi compreendido pelo prefeito e transformado em ação prioritária.
"O estado precário em que se encontra a rede de dados da Prefeitura de Campinas a torna vulnerável a ataque de vírus e inviabiliza o acréscimo de novos equipamentos e funcionalidades ao sistema de informações do Paço Municipal. O novo prefeito está sensibilizado quanto a necessidade de eliminarmos este problema, para que possamos garantir maior confiabilidade e eficiência a todo o sistema", diagnosticou o novo presidente da IMA, Bruno Vianna, em uma reunião com os trabalhadores da empresa, na última segunda-feira.
De acordo com o gerente de Infra-estrutura em Tecnologia da Comunicação da IMA, Carlos Bucheroni, a equipe técnica da empresa já está realizando testes com diversos anti-vírus corporativos, para especificar qual se adapta melhor às necessidades da Prefeitura. Ele informa, que o programa a ser adquirido deve possibilitar a operação remota, através da própria rede de dados, ou seja, ele deve detectar e eliminar o vírus em qualquer uma das 1,5 mil estações de trabalho da PMC, sem a necessidade da presença de um técnico.
"Atualmente, temos dificuldades para identificar quais máquinas estão infectadas, e sempre que há uma ocorrência de vírus, há a necessidade de um técnico se deslocar até o local para a desinfecção, descreve Bucheroni, ressaltando que, em situação de normalidade, este tipo de operação consome cerca de 50% das horas trabalhadas da equipe do suporte da IMA. "Em momentos de surto, chegamos a ter de 80 a 95% dos nossos técnicos alocados na eliminação de vírus", complementa.
Para se ter uma idéia, em 2004, a equipe de suporte da IMA atendeu a 5.987 chamados, sendo que, destes, 2.900 referiam-se a problemas ligados à contaminação por vírus. A expectativa é de que, até o final de janeiro, a IMA já tenha especificado uma solução para o problema de vírus na rede da Prefeitura e de que esta solução consuma cerca de R$ 60 mil ao ano.