14.01.2014
É com grande orgulho que nós, da IMA, transcrevemos o informativo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Parabéns Andreiwid e obrigado por fazer parte deste time. Golaço!
O professor Andreiwid Sheffer Corrêa, do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do Campus Campinas, apresentou duas pesquisas durante conferências internacionais realizadas nos dias 13 e 14 de janeiro em Toronto, Canadá.
A pesquisa “A Fuzzy Ontology-driven Approach to Semantic Interoperability in e-Government Big Data” foi apresentada durante a “3rd International Conference on Government, Law and Culture - ICGLC 2014”.
O trabalho apresentado faz parte da pesquisa de doutorado do docente na área de Engenharia de Computação e foi desenvolvida com outros três pesquisadores do grupo de pesquisa em governo eletrônico, da Universidade de São Paulo.
Pesquisa
A Fuzzy Ontology-Driven Approach to Semantic Interoperability in e-Government Big Data
http://www.ijssh.org/index.php?m=content&c=index&a=show&catid=52&id=764
Service Patterns in the Process of Service-Oriented Development
http://www.ijeeee.org/index.php?m=content&c=index&a=show&catid=44&id=676
O artigo apresenta um framework (arquitetura) para promover a interoperabilidade semântica de dados governamentais a partir da utilização de técnicas fuzzy ou lógica nebulosa. “A legislação brasileira define uma séria de regras para a divulgação de dados públicosç porém, a complexidade do nosso sistema político impõe uma séria de desafios tecnológicos. Temos 27 unidades federativas e mais de 5.560 municípios com autonomia política para definir de que forma os meios tecnológicos podem serem utilizados e quais devem ser esses meios tecnológicos”, analisa.
Segundo o docente, a falta de padronização causa problemas de interoperabilidade, comprometendo o acesso às informações. A arquitetura proposta por Andreiwid propõe mecanismos para a criação de um banco de dados colaborativo para alocação das informações de transparência dispersas e desestruturadas, do modo em que se encontram. Esse banco de dados organizará os dados e os fornecerá de forma padronizada, promovendo a interoperabilidade.
IC4E 2014
Durante a 5th International Conference on E-Education, E-Business, E-Management and E-Learning - IC4E 2014, Andreiwid Sheffer Corrêa apresentou, como co-autor, o artigo “Service Patterns in the Process of Service-Oriented Development”.
A pesquisa aborda uma metodologia de especificação de software como serviço, utilizando a abordagem da Arquitetura Orientada a Serviços - SOA. Diferentemente das abordagens convencionais de desenvolvimento de software, a de serviços requer algumas atividades específicas. O artigo propõe o desenvolvimento e a utilização do catálogo de serviços para balizar a especificação do software, e assim promover o reuso e a economia de recursos.
Segundo Andreiwid, os dois trabalhos contribuem para as disciplinas que leciona no ISFP. “Dentro do curso de ADS, pode-se, por exemplo, abordar a utilização de grandes massas de dados na disciplina de banco de dados. Já o método de especificação de serviços pode ser trabalhado com os alunos dentro das disciplinas que abordam o desenvolvimento de software, como linguagem de programação”, explica.