A Informática de Municípios Associados S/A (IMA) deve liberar os lotes restantes do carnê do IPTU até a próxima sexta-feira, 20 de fevereiro.
Ontem (17/02), a empresa processou e enviou para impressão 15.976 carnês, cujos imóveis sofreram alterações na área construída, como apontou o recadastramento imobiliário realizado o ano passado. Estes carnês têm vencimento no próximo dia 26 e devem estar sendo distribuídos pelo Correio a partir desta sexta-feira. Eles correspondem a imóveis de diversas áreas da cidade e es sua emissão está dentro do cronograma, sendo enviados por último em função da necessidade de atualização dos dados.
Falta, agora, o processamento de 17.211 carnês que teriam vencimento na última terça-feira e que, por problemas operacionais ainda não identificados, não puderam ser enviados no prazo, além de mais 2.743 carnês cujos dados cadastrais dos imóveis necessitaram de alguma correção. O envio destes carnês totaliza 100% dos cerca de 360 mil imóveis do município. Este último lote tem vencimento no dia 27 de fevereiro.
O presidente da IMA, Artur Machado Scavone, formou ontem uma comissão para apurar as reponsabilidades pela falha que forçou o atraso no envio dos carnês.
“Lamentamos os transtornos que este atraso trouxe à população. Agora que os erros já foram corrigidos, é nosso dever investigar o que ocorreu e tomar todas as medidas para que falhas como esta não voltem a acontecer”, afirmou.
“A Implantação de um novo sistema de controle para as finanças do Município, o SIM, desenvolvido pela Fatec, é um processo altamente complexo, que exige uma série de ajustes técnicos, adequações à legalidade municipal, além de mudanças culturais e de procedimentos, o que demanda tempo para que tudo flua da forma como deve”, salientou Scavone.
A equipe técnica da IMA se empenhou em sanar os erros o mais rápido possível, o que possibilitou a detecção do problema e o enviou em tempo relativamente pequeno.
“Embora tivéssemos esses contratempos, desde o ano passado conseguimos melhorar muito a operação do sistema. A tendência é de que ele melhore ainda mais. Os erros de agora podem servir de base para aprimorarmos ainda mais o sistema”, avaliou o analista de sistemas da IMA, Sebastião Pereira de Carvalho.
O que falta distribuir
- 15.976 carnês referentes a imóveis que sofreram alterações na área construída, como apontado no recadastramento imobiliário de 2003, com vencimento em 26 de fevereiro de 2004.
-17.211 carnês, cujo processamento apresentou erro. A data de vencimento foi prorrogada para 27 de fevereiro de 2004. A faixa de CEP dos imóveis a que se referem estes carnês vai de 13030-000 a 13039-999.
- 2.743 carnês que necessitavam de correção nos dados cadastrais, com data de vencimento também em 27 de fevereiro de 2004.