ENTREVISTA: tecnologia e justiça tributária

14/05/06

 

Ao garantir maior eficiência para a máquina arrecadadora, o uso de TI permite reduzir a carga tributária sobre o cidadão, garantindo maior justiça na cobrança de impostos. A avaliação é do secretário de Finanças de Campinas, Paulo Mallmann, que concedeu a seguinte entrevista para a IMA:

IMA: qual a importância da Tecnologia da Informação para a melhora dos Serviços Públicos?

Paulo Mallmann: A tecnologia da Informação é vital para consecução dos objetivos de ampliação no número de contribuintes e o conseqüente aumento de arrecadação, além de permitir o aperfeiçoamento da máquina de arrecadação da Prefeitura, o que vai possibilitar a redução da carga tributária incidente. Aumentando a eficiência temos condições de promover maior justiça tributária.


A IMA tem atuado junto com a Secretaria de Finanças em diversos programas. Como o senhor avalia esta parceria?

O papel da IMA é de fundamental importância, não só pela sua alta capacitação técnica, mas também pela entrega tempestiva dos aplicativos que encomendamos a ela. A empresa é um exemplo de compromisso com o cronograma assumido, cumprindo os prazos acordados rigorosamente. Conto com ela, e tenho certeza de que esta parceria vai se estreitar e aumentar. Estou muito satisfeito.


Qual foi o impacto dos novos canais de atendimento para a relação da sua Secretaria com a população?

Eles permitiram que, principalmente, os contribuintes de baixa renda passassem a demandar os serviços da área de cobrança da Prefeitura. Para tanto, os novos métodos de atendimento propostos pela IMA como o call-center multicanal, com atendimento telefônico, via chat e por e-mail foram fundamentais. Além disso, houve uma melhoria no atendimento presencial com a ampliação do Serviço do Porta Aberta (praça de atendimento tributário localizada no Paço Municipal de Campinas).


Onde ainda é possível avançar no uso da tecnologia para melhorar os serviços públicos?

Já estamos viabilizando a implantação de um Porta Aberta especialmente voltado para atendimento aos empresários do Município. Estamos implantando uma nova unidade de atendimento descentralizado, nos moldes do Atendimento Móvel e vamos investir principalmente em geoprocessamento, em um programa que beneficie toda a Prefeitura, não só a área de Finanças.


 

 

 

 

 

 

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