28/03/2012
Os profissionais do Centro de Saúde Santo Antônio, que está sediando um projeto piloto que visa transformá-lo em modelo no que diz respeito ao uso da Tecnologia da Informação e Comunicação, finalizaram na terça-feira, 27 de março, a primeira etapa de treinamento para operação do Sistema Siga-Saúde. Cerca de 30 pessoas, divididas em duas turmas, participaram do treinamento específico para utilização do módulo “Cartão SUS”, abordando temas como a realização do cadastro do usuário, como fazer a impressão do cartão, e como efetuar consultas básicas.
“Estes treinamentos não se configuram como aulas tradicionais. Na verdade, buscamos criar um ambiente de trocas de ideias, propiciando uma oportunidade para que os profissionais da Saúde, a partir da experiência do seu dia a dia, possam sugerir adequações e aperfeiçoamentos no sistema Siga-Saúde”, afirmou Adreiwid Corrêa, analista da Informática de Municípios Associados e gerente do Projeto Centro Modelo de Referência em Saúde.
De acordo com Corrêa, todas as sugestões são avaliadas e, havendo possibilidade técnica, incorporadas ao sistema, tornando-o mais “amigável” para quem o utiliza e melhor adaptado às necessidades dos trabalhadores da Saúde.
Até o final de junho, ainda estão programados outros treinamentos para operação de módulos como o “MPI”, que trata problemas referentes à duplicidade de cartões SUS em nome de uma mesma pessoa, o do “Cadastro da Família”, o do “Atendimento Reduzido”, que permite ao médico registrar no computados dados sobre os procedimentos realizados juntos aos pacientes, o “Sisprenatal”,que registra dados do atendimento às gestantes, e do “Vacina”.
Centro Modelo
O Projeto Centro Modelo de Referência em Saúde (CMRS) pretende transformar o CS Santo Antônio em um modelo no que diz respeito ao uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e a partir daí, avaliar os impactos do uso de ferramentas tecnológicas na eficiência dos serviços públicos. Os resultados serão utilizados para formatar uma política de uso destes recursos em toda a rede de saúde do Município, que conta com 60 unidades descentralizadas.
Para tanto, a unidade, localizada no Parque Vista Alegre, próximo ao entroncamento das Rodovias Santos Dumont e Bandeirantes, está recebendo uma série de equipamentos e softwares que permitirão a informatização de grande parte dos procedimentos administrativos nela realizados.
Siga Saúde
O Siga (Sistema Integrado de Gestão de Atendimento), software que está automatizando o atendimento na área de Saúde em Campinas, é uma peça fundamental dentro do projeto CMRS. A sua implantação, por exemplo, já permite a emissão do cartão de identificação do paciente usado no SUS. Por meio desta identificação é possível recuperar instantaneamente, na tela do computador, todas as informações referentes aos tratamentos que o paciente portador do cartão já tenha recebido, quando e onde foi tratado, quais medicamentos está tomando, qual o diagnóstico e o encaminhamento dado, além de outras informações sobre seu histórico de saúde.
Todas as informações sobre o processo de implantação do Projeto CMRS estão sendo disponibilizadas em um hot site, no seguinte endereço: http://cmrs.campinas.sp.gov.br .