Escolas municipais de Campinas oferecem banco de vagas on-line

26.04.2013

Desde 1º de maio, os pais e responsáveis terão acesso pela internet a um “banco de vagas” que pode ser consultado para saber onde matricular os filhos em uma das unidades de ensino da rede municipal de Campinas. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação, com o apoio da IMA - Informática de Municípios Associados, o programa é voltado para a educação infantil.

O lançamento do sistema, aconteceu no auditório da IMA, no último dia 26 de abril com a presença do Prefeito Jonas Donizette, a Secretária da Educação, Solange Pelicer, o Presidente da IMA, Fábio Pagani e demais convidados. “A proposta é trabalhar com transparência e essa é uma forma de a sociedade também fiscalizar o que está acontecendo na educação”, frisa o prefeito Jonas Donizette.

A ferramenta, denominada “Educação Infantil perto de você”, informará onde há vagas disponíveis e, assim, evitar que os pais precisem fazer uma peregrinação desnecessária pelas unidades da rede.

O objetivo da secretária municipal de Educação, Solange Villon Kohn Pelicer, é aproximar as escolas da família e futuramente, a curto prazo, humanizar o atendimento prestado hoje. “Esse programa lançado hoje era um pedido da população”, afirma Solange.

Por meio do programa, será possível também ter um diagnóstico dinâmico da situação municipal, permitindo soluções mais ágeis e práticas. Ele apresentará um mapeamento de todas informações que são necessárias aos que desejam matricular ou transferir os seus filhos de escola.

O sistema concentra orientações, como quantidade de vagas disponíveis em cada unidade escolar, lista de espera (caso haja), faixa etária atendida, horário de funcionamento, infraestrutura, entre outros. A busca pode ser feita on-line no endereço www.campinas.sp.gov.br/governo/educacao pelo nome da escola ou endereço do estabelecimento de ensino e/ou da família.

São fornecidos dados das unidades localizadas em um raio de até 2km partindo do ponto em que se fez o acesso. O sistema estará disponível a toda população inclusive para o Ministério Público, o Conselho Tutelar, a Vara da Infância e Juventude, a Câmara dos Vereadores, entre outras entidades ligadas à educação.

"O sistema é interessante e acessível, geoprocessada no googlemaps, com interface que as pessoas já estão acostumadas a usar”, salienta Fábio Pagani, Presidente da IMA.

 

 
Foto: Alex Moraes

 

 

 

 

 

 

Ir para topo