25/09/2012
A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Informática de Municípios Associados S/A (IMA) e do Departamento de Informatização - ligado ao gabinete do prefeito, anunciou nesta terça-feira, dia 25 de setembro, a implantação da rede de fibra óptica nas escolas municipais de Campinas.
O aprimoramento da rede de dados por fibras ópticas interligando todas as escolas inclui as unidades no contexto da cidade digital e melhora o trabalho administrativo e pedagógico das 200 unidades, beneficiando 60 mil alunos. Com ela, o acesso à Internet ficará mais rápido, seguro e com maior disponibilidade.
“O avanço da tecnologia vai ajudar no desenvolvimento de toda comunidade escolar: pais, alunos e corpo docente. Teremos ganhos de gestão e acadêmicos, além de preparar a rede para qualquer projeto futuro”, destacou o secretário de Educação, Carlos Roberto Cecílio (foto), durante a apresentação do projeto para os gestores da pasta.
Benefícios
Entre os benefícios que a nova rede trará estão a otimização do uso dos laboratórios de informática existentes nas 40 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), a possibilidade de disponibilizar on line dados da vida acadêmica dos alunos, como a frequência e o boletim, aos pais, além de aprimorar e ampliar o ensino à distância e a formação continuada dos profissionais da Educação.
Além disso, a infraestrutura viabilizara uma série de atividades pedagógicas que necessitam de suporte tecnológico como, por exemplo, o uso das lousas digitais nas salas de aula, que estão sendo licitadas.
A fibra óptica também permitirá a ampliação da rede de câmeras de segurança das escolas e a comunicação telefônica poderá ser feita por voz sobre IP (VoIP), gerando economia para as unidades e para a Secretaria Municipal de Educação.
Atualmente, as escolas municipais possuem conexão de 1 Mbps (Megabit por segundo) para navegação na internet e, com a fibra óptica, essa capacidade saltará para 4 Mbps full (reais). Isso equivale a dizer que a conexão vai ficar quatro vezes mais rápida, ou seja, haverá grande diminuição no tempo para receber ou enviar informações, ampliando as possibilidades de uso da internet para fins pedagógicos.
A Rede
A rede de fibra óptica da Educação vai interligar as 44 Emefs, as 141 Escolas Municipais de Educação Infantil, as 16 Naves-Mãe e mais 44 entidades conveniadas.
Hoje, a Rede Óptica Municipal de Campinas possui aproximadamente 140 km de extensão. Além desta estrutura, a IMA está concluindo a implantação de um Anel Primário na região central da cidade. Para que todas as escolas recebam a fibra óptica, os trechos que estão faltando serão complementados ao longo de oito diferentes setores, radialmente conectados a esse Anel Primário.
A partir destas linhas radiais, a fibra será levada a cada uma das unidades escolares, que estarão conectadas através de uma rede local híbrida, com cabo e tecnologia WiFi, sem fio.
Campinas Digital
A implantação do WiFi, inclusive, vai permitir que cada escola seja também um ponto do Programa Campinas Digital, nos quais a comunidade escolar poderá acessar gratuitamente a internet nas dependências da escola e, onde houver, em áreas públicas contiguas às unidades.
“Campinas já é apontada como a quinta cidade do país em serviços digitais. Com esse esforço conjunto entre a IMA e a educação, temos certeza que saltaremos para as primeiras posições deste ranking”, disse o presidente da IMA, Pedro Jaime Ziller de Araújo.
A chegada da fibra nas escolas será feita em duas etapas. Na primeira fase, que terá início em novembro próximo, será implantada a estrutura básica, chamada tecnicamente de backhaul, e serão conectados 60 pontos, entre eles as 44 Emefs. Esta fase deve ser concluída até dezembro, com investimento previsto de cerca de R$ 10 milhões.
A estimativa é de que, quando todas as escolas estiverem conectadas, a rede municipal de fibra ótica tenha duplicado o seu tamanho, saltando para aproximadamente 300 km, cobrindo 85% de toda a área urbana de Campinas.
A IMA é responsável pelo projeto de toda a Rede, bem como pelo seu gerenciamento. A implantação não gerará nenhum tipo de impacto para o trânsito, nem traz a necessidade de obras que obstruam as vias de circulação, uma vez que os cabos são aéreos.
Futuro
A rede de fibra ótica instalada permitirá a implantação da primeira Escola de Referência em Informatização Educacional de Campinas. O objetivo é repetir o projeto já realizado no Centro de Saúde Santo Antônio, que foi o piloto para a informatização das unidades.
“Passamos quase três meses dentro do CS acompanhando a rotina e vendo as necessidades da saúde antes de realizar a informatização. O mesmo deve ser feito com a educação. Vamos fazer esse processo levando em conta as necessidades da pasta”, explicou o diretor do Departamento de Informatização, Luis Felizola.