07/04/2010
Integrantes da equipe de governo da Prefeitura Municipal de Itapetininga, município da região Sudoeste do Estado de São Paulo, visitaram a IMA, no dia 06 de abril, com o objetivo de conhecer, de uma maneira geral, as soluções que foram desenvolvidas especialmente para atender às necessidades de municípios.
“A busca de soluções tecnológicas por parte das administrações públicas apresenta uma tendência de evolução. O gestor necessita transformar seus dados em informações que subsidiem a tomada de decisões.”, avaliou Davi Paunovic, da Assessoria de Projetos Especiais do Gabinete do Prefeito.
Para Edson Suano Ribeiro, também da assessoria de Projetos Especiais, a IMA apresenta diversas soluções que poderiam ser aplicadas ao Município, mas a intenção é refletir sobre qual traria maior retorno do ponto de vista da população.
“O Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), a partir do início do projeto, possibilita a obtenção de resultados muito rapidamente. Por outro lado, acredito que a solução para a Saúde, embora de implantação mais demorada, teria um impacto mais significativo no dia-a-dia dos cidadãos”, avalia Ribeiro. “Certamente, vamos pensar muito sobre o que vimos aqui, levando em conta as prioridades do Município”, afirmou.
O GED é uma solução que permite a digitalização de documentos, com recuperação e visualização da imagem na tela do computador. Na área da saúde, há o DIM, que automatiza o controle sobre a distribuição de medicamentos nos postos de saúde, e o Siga-Saúde, um sistema livre desenvolvido para a Prefeitura de São Paulo, cuja implantação em Campinas está sendo coordenada pela IMA, que, entre outras coisas, permite a marcação de consultas através do telefone.
O diretor de Tecnologia da Informação de Itapetininga, Luciano Fernando Fransozi ressaltou que o Município já possui diversos sistemas em operação, mas destacou que a transferência de tecnologia, com a entrega dos códigos fontes, prevista no modelo de negócios da IMA, é um diferencial em relação ao que o mercado oferece.
Também integraram a equipe que visitou a empresa, Guilherme Pizani Coimbra , da assessoria da Secretaria de Governo, e André Luiz dos Santos, diretor da Secretaria de Educação.
Distante cerca de 170 Km tanto de Campinas quanto da capital paulista , Itapetininga possui uma população de aproximadamente 140 mil habitantes. Tal como Campinas, teve a sua origem como pousada para bandeirantes que se embrenhavam pelo sertão em busca de pedras preciosas e escravos. Atualmente, o Município tem se destacado por acentuado processo de industrialização, com ênfase na área de móveis e de insumos agrícolas.