Gestores de TI debatem cidades digitais

O uso das tecnologias para levar conectividade e comodidade aos cidadãos foi a tônica do segundo encontro do Fórum de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Região Metropolitana de Campinas, que ocorreu na sede da  Informática de Municípios Associados S/A (IMA), nesta quarta-feira, 31 de agosto.

O encontro teve início com uma apresentação feita pelo diretor de TI de Pedreira, Claudinei Donizetti Gobbis, sobre a infovia que foi implantada no Município.

De acordo com Gobbis, o projeto teve início em 2007, a partir de uma necessidade que a Prefeitura teve em oferecer conectividade a bairros mais afastados da cidade, uma vez que as operadoras comerciais não levavam serviços a estas regiões. Foi realizada, então, uma parceria com a Unicamp e a rede de dados municipais começou a ser construída. Hoje, ela conta com 12 quilômetros de fibra ótica e conexão em vários outros pontos através de rádio, interligando todos os órgãos municipais e abrangendo cerca de 35% das residências de Pedreira.

"Temos basicamente duas redes, uma para conectar as unidades da Prefeitura e a outra destinada aos cidadãos", explicou.  Gobbis disse que a implantação da rede trouxe uma economia para a Prefeitura que chega a 60% nos custos com comunicação, a partir da utilização de telefonia VoIP. "Por outro lado temos contribuído para universalizar o acesso à Internet para a população", acrescentou.

Empresas homologadas pela Prefeitura de Pedreira instalam um kit de acessibilidade à rede nas casas da população, que, após arcarem com o custo de instalação, passa a ter acesso gratuito à internet.

O investimento inicial na construção da infovia foi de R$ 420 mil, mas com a expansão e atualização dos equipamentos pode chegar a R$ 2 milhões. A própria equipe da Prefeitura, composta por sete técnicos, é responsável pela instalação e manutenção dos equipamentos.

Após a apresentação de Gobbis, Marcelo Pimenta, diretor técnico da IMA, e Rodolfo de Santi, analista de sistemas, apresentaram um novo produto desenvolvido pela empresa, o Portal de Serviços ao Cidadão. A proposta do Portal é, em uma primeira etapa, reunir todos os serviços e informações que possam ser úteis aos cidadãos de Campinas e que já estejam em operação nos bancos de dados da empresa em um único portal de acesso. Em um segundo momento, o portal pretende, através do uso de ferramentas de inteligência virtual, vincular as informações especificas para o perfil de cada munícipe de Campinas.

"Estamos definindo um modelo de cidades inteligentes a partir do uso da tecnologia. No meu entender, isso se baseia em dois pontos, a criação de um frame work, ou seja a integração de todos os sistemas utilizados pela Prefeitura, e, depois, o reconhecimento de cada cidadão, individualmente, por esta ferramenta virtual", explicou Pimenta, lembrando que "o objetivo de tudo, é claro, é produzir mais conforto para os cidadãos".

A primeira versão do Portal reúne 45 serviços, principalmente da área de finanças, que é a que possui mais aplicativos em utilização. "Com ele, capturamos as informações que já existem na nossa base de dados e disponibilizamos na Web, para que o cidadão possa interagir com esta informação", complementou De Santi.

O objetivo do Fórum é trocar experiências e encontrar soluções para problemas na área de TIC que sejam comuns aos municípios da Região Metropolitana de Campinas. O próximo encontro deve ocorrer no mês de outubro em data ainda a ser definida.

 

 

 

 

 

 

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