Gestores do Distrito Federal visitam a IMA

09/02/2012

 

Uma equipe composta por três gestores da Secretaria de Governo do Distrito Federal conheceu o portfólio de produtos da Informática de Municípios Associados S/A (IMA) nesta quinta-feira, 09/02, ao visitar a sede da empresa. Durante todo o dia,  Antônio Albuquerque, gerente de Governança em Tecnologia da Informação, André Luiz Coelho, diretor de TI e Grace Kelly Pontes, assessora, puderam conhecer grande parte dos aplicativos desenvolvidos pela IMA para atender às necessidades da Administração Pública.

Albuquerque, que já foi Diretor Técnico da IMA entre 2001 e 2002 e, posteriormente, trabalhou em diversos órgãos do Governo Federal, como o Ministério das Comunicações e da Cultura, destacou a evolução da empresa nestes últimos 10 anos. “Estou contente em presenciar o grau de desenvolvimento tecnológico, o alinhamento das soluções com a realidade da Prefeitura de Campinas e a visão estratégica da direção da IMA no que se refere ao entendimento de como deve ser o uso da tecnologia voltada para o setor público”, avaliou.

Para Albuquerque, a visita deixou claro a importância de empresas do gênero para o aprimoramento da gestão pública em municípios e Estados, lamentando ausência de uma estrutura semelhante no Distrito Federal. “Sem uma empresa como a IMA, falta-nos técnicos capacitados e comprometidos com a melhoria e a integração das ferramentas de gestão”, disse.

Ao ser perguntado sobre quais das soluções apresentadas seriam interessantes para o Distrito Federal, André Coelho não titubeou: “todas!”. Mas, em seguida, destacou o Sistema DOM-e, que automatiza a produção do Diário Oficial de Campinas e permite a sua disponibilização com certificação digital, através da Internet, e o Portal de Serviços ao Cidadão, que está em fase de conclusão e será lançado em breve em Campinas. “Esses são aplicativos que estão ligados diretamente à minha área, mas construiremos uma agenda com outras secretarias para mostrar-lhes as outras soluções da IMA”, complementou.

Entre estas soluções estão o Integre e o Gales, que automatizam a gestão das redes de ensino e da alimentação escolar. Grace Kelly mostrou especial interesse nelas e afirmou que, embora o Distrito Federal já conte com um sistema eletrônico de gerenciamento de sua rede escolar, este não é acessado através da Web, o que gera dificuldades para planejar e gerir toda a rede, que conta com unidades de Educação Básica e Ensino Superior. 

Ao final, ficou acertado entre as partes a realização de Acordo de Cooperação Técnica para que os aplicativos desenvolvidos pela IMA possam ser adaptados às necessidades específicas do Distrito Federal e  implantados no menor tempo possível.

 

 

 

 

 

 

Ir para topo