II Encontro do Observatório reúne empresas, academia e governo em discussão sobre cidades digitais

31.10.2013

A Associação para a Promoção da Excelência do Software Brasileiro - Softex promoveu no Tryp Campinas Hotel, entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro, o II Encontro do Observatório Softex com o tema “Uma análise em profundidade dos desafios e das oportunidades de TI no desenvolvimento de cidades digitais brasileira”. O evento promoveu por meio de palestas e mesas de debate a discussão de temas primordiais para o desenvolvimento do setor de software e serviços de TI brasileiro. Os principais temas abordados entre os especialistas foram: Cidades Digitais, Mercado de Trabalho, Formação de Mão de Obra, Relações Academia-Empresa.

O objetivo do encontro é fomentar a troca de ideias, reunir as empresas, academia e governo para a discussão de temas de interesse para o setor de software e serviços de TI e avançar com propostas de trabalho a serem desenvolvidas em conjunto por essa tripla hélice.

A abertura do evento contou com a presença do Presidente da Softex, Ruben Delgado, do assessor técnico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Oliveira, do Presidente da IMA - Informática de Municípios Associados, Fábio Pagani, do diretor de Planejamento Estratégico e Informações de São José dos Campos, José Henrique Damiani, do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura de Campinas, Samuel Rossilho, da chefe do Departamento de TIC do BNDES, Irecê Kauss, da representante do Sebrae-Campinas, Cláudia Mouro e do vereador e presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara de Campinas, André Von Zuben.

O vereador André Von Zuben aproveitou a oportunidade e anunciou que o Núcleo Softex Campinas irá integrar o Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (CCTEC). A Comissão de Ciência e Tecnologia que é uma das 20 comissões permanentes da Câmara, tem por finalidade promover, no âmbito municipal, iniciativas em defesa do desenvolvimento científico e tecnológico da cidade, acompanhar as discussões, em âmbito estadual, nacional e internacional, na área da ciência e tecnologia, que possam contribuir para este setor em Campinas.

Cidade Digital

O Presidente da IMA, Fábio Pagani foi um dos palestrantes do Observatório e realizou uma análise dos desafios de implantação da cidade digital em municípios de médio e grande porte. Lembrou que o aumento continuo da densidade populacional dos grandes centros urbanos complica a tarefa de ajustar a infraestrutura das cidades que crescem desordenadamente. Entre os desafios que devem ser enfrentados pelas cidades, Fábio Pagani citou a criação de uma cultura colaborativa, adoção de medidas para desafogar os grandes centros, captar e entregar informações locais e cidades que compõem uma região metropolitana ou aglomeração urbana, dando o exemplo de um carro que é roubado em uma cidade e encontrado em outra. Outros desafios citados foram dar transparência às ações do Governo, modernizar a gestão pública, capacitar o cidadão e cuidar da sustentabilidade das cidades digitais, gerando soluções viáveis e criativas.

Finalizando, o Presidente da IMA lembrou “a necessidade de criar processos e políticas públicas adequadas, fazendo a cidade acessível a todos, otimizando recursos, como energia, água, tempo e dinheiro. O desafio é tornar as cidades mais atraentes e agradáveis para viver, apoiando e criando um sentido que pertença tanto ao nível local como nos bairros. Por detrás dos números estão pessoas, e a prioridade é pensar nas pessoas, na qualidade de vida e viabilizar que o cidadão faça parte do processo.”

Academia-Empresa, Mercado de Trabalho e TI

O segundo dia do encontro, abordou o tema “Academia-Empresa e Mercado de Trabalho e TI: Construindo uma proposta para o futuro”. Contou com a participação de representantes de governo, academia e empresários para falar das suas experiências no que se refere aos esforços realizados para interação academia e empresas de TIC. O Observatório Softex contou com as apresentações do Professor Silvio Meira, da UFPE, de Santiago Ceria, diretor da Fundación Sadosky, da Argentina, Milton Mori, diretor-executivo da Agência de Inovação INOVA/Unicamp, Victor Mammana, diretor do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI) e Roberto Mayer, diretor da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação - Regional de São Paulo.

No período da tarde, constitui-se uma mesa redonda, com a participação de entidades do setor e palestrantes, visando à discussão do perfil requerido para o profissional de TI do futuro e como o governo, universidade e empresa devem se organizar agora para plantar as sementes do que está por vir.

 

 

 

 

 

 

Ir para topo