24/05/2011
A Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro), responsável pela gestão do MPS-Br (Melhoria de Processos de Software Brasileiro), oficializou nesta terça-feira, 24 de maio, o resultado positivo da Informática de Municípios Associados S/A (IMA) no processo de avaliação para o Nível D do programa, conferindo, no momento, a posição de única empresa avaliada neste nível.
O MPS-Br é uma avaliação feita por auditores externos às empresas na área de Tecnologia da Informação que atesta a qualidade no desenvolvimento de software. Ela vai do nível G ao A, sendo mais exigente quanto à maturidade de execução das metodologias utilizadas a cada nível.
A avaliação no Nível D do MPS-Br (próximo ao nível 3 do CMMi - Capability Maturity Model Integration, a certificação internacional do setor), atesta a utilização das melhores práticas internacionais no desenvolvimento de solução de software pela IMA.
Para se ter uma ideia da importância desta conquista, das 187 empresas que adotam o modelo MPS-Br, encontramos apenas dez empresas no nível C, nenhuma no B e três no nível A. Nenhuma delas do setor público.
“No início de 2008, a IMA já havia sido a primeira empresa pública municipal a obter o nível F no MPS-Br. Agora, ela está avaliada no nível D, tornando-se, no momento, a única empresa no País, pública ou privada, neste nível, o que a coloca num grupo de elite, com relação à qualidade no desenvolvimento de software e a qualifica como a empresa pública melhor avaliada nesta metodologia”, lembra o presidente da empresa, Pedro Jaime Ziller.
Trabalho árduo
A conquista da avaliação foi muito comemorada pelos trabalhadores da IMA, que se prepararam para isso ao longo de três anos, com destacada dedicação e trabalho árduo.
A avaliação foi conduzida pela avaliadora líder Ana Liddy Cenni de Castro Magalhães, da QualityFocus Consultoria e Serviços em Tecnologia da Informação.
“A equipe de avaliação concluiu que a organização atendeu aos requisitos de processos e capacidade do modelo de referência do nível D – Largamente Definido”, afirma a declaração expedida pela Softex, assinada por José Antonio Antonioni, diretor de Qualidade e Competitividade, e Arnaldo Bacha de Almeida, vice presidente executivo, ambos da Softex.
Maturidade
A analista de sistemas Andressa Petroli, que atuou como representante da IMA na equipe de avaliação, enfatiza que ter participado do processo foi uma experiência enriquecedora. “Os nossos trabalhos, muitas vezes cansativos, foram recompensados com a constatação do nível D, resultado de muito empenho, que confirmou o comprometimento e a dedicação dos profissionais envolvidos e levou à maturidade de mais este nível”, diz. Para Andessa, o resultado positivo é um diferencial e vem explicitar a qualidade do trabalho prestado pela IMA.
A opinião é compartilhada por Neusa Ojima, outra funcionária da empresa que participou da equipe avaliadora. De acordo com ela, “o mais importante deste resultado foi a maturidade adquirida e o comprometimento dos profissionais com a melhoria contínua dos processos”
Márcio Corrêa Ricardo, gerente da área de Engenharia de Software da IMA e coordenador geral da equipe que trabalhou na avaliação, explica que estar em conformidade com o modelo traz a segurança de que os projetos contratados vão ser entregues nos prazos e nos custos combinados com seus clientes, uma vez que todo o processo tem acompanhamentos, gerenciamentos e medições definidas pela MPS-Br.
Envolvimento
A líder do Grupo de Melhoria de Processos de Software da IMA (GMP-SW) e coordenadora local da avaliação, Patrícia de Oliveira, destaca a grande importância da atuação da direção da empresa, que demonstrou visão ao apoiar e priorizar a melhoria de processo, assim como o comprometimento dos profissionais da IMA, que constantemente otimizaram seus recursos para colaborar com a melhoria e aderência aos processos, mesmo em momentos de grande demanda por atividades. “Este envolvimento constatado me estimula a continuar colaborando para tornar a utilização de processos uma prática cada vez mais ágil e facilitadora para os profissionais e consequentemente atingir os objetivos da empresa”, afirma.
Para o presidente da IMA, a confirmação da avaliação positiva é uma conquista da empresa, de seus clientes e dos cidadãos campineiros e de outros municípios, que passam a ter cada vez mais acesso a serviços públicos disponibilizados através da WEB, gerenciados por sistemas eficientes e com alta disponibilidade.