Pelo segundo ano consecutivo, a Informática de Municípios Associados S/A (IMA) se posiciona entre as 100 maiores empresas da Região Metropolitana de Campinas. Em 2010, ano da primeira edição do ranking, ela ocupava a 70a posição em termos de faturamento, subindo para o 68o lugar este ano.
O levantamento foi realizado pela consultoria Austin Asis, especializada na análise de informações financeiras. O resultado foi obtido com dados de 2010 e foi divulgado nesta quarta-feira, 31 de agosto, em caderno especial editado pelo jornal Correio Popular.
O principal critério para a composição do ranking é a receita líquida anual, ou seja, o faturamento bruto excluindo impostos e devoluções. No ano passado, a IMA faturou R$ 36,4 milhões.
As três maiores empresas da RMC, de acordo com o levantamento, são CPFL, Honda e Bosch. A Sanasa, outra empresa de economia mista cuja maior acionista é a Prefeitura de Campinas, como a IMA, ficou com a 25a posição.
Se formos considerar apenas as empresas na área de Tecnologia da Informação, a IMA ocupa a terceira colocação, atrás da Stefanini, de Jaguariúna, e da Ci&T Software S/A, também de Campinas.
"Novamente a IMA está entre as maiores empresas da Região Metropolitana, no ano em que comemora o seu 35o aniversário. Esta consolidação econômica da empresa tem possibilitado a aplicação de recursos em melhores serviços ao cidadão de Campinas", avaliou Pedro Jaime Ziller, presidente da IMA. "Vou citar só os mais recentes, como a implantação do Diário Oficial Eletrônico, assinado digitalmente, que elimina o trâmite da publicação em papel e dá validade jurídica ao conteúdo que está publicado na Internet, e o Licenciamento Ambiental On Line, que automatiza e agiliza o processo para obtenção de licenças ambientais, complementou.
Ziller ainda destaca o fato de a empresa ter obtido a avaliação nível D no MPSBr, o que atesta as melhores práticas internacionais no desenvolvimento de software e ter contribuído para que Campinas conquistasse o sexto lugar entre as cidades digitais do País, como conquistas recentes da instituição.