IMA é parceira do Programa Exporta Campinas

03/04/2013

Empresas da Região Metropolitana de Campinas (RMC) contam desde a quarta-feira, 3 de abril, com um serviço que vai ajudá-las a entrar no mercado internacional. Em iniciativa inédita no poder público municipal, a Prefeitura apresentou o programa “Exporta Campinas”.

A solenidade de lançamento do programa Exporta Campinas teve a presença de autoridades e imprensa no Salão Azul do 4º andar da Prefeitura. Além do Prefeito Jonas Donizette, participaram do evento o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo, Samuel Rossilho, o Presidente da IMA, Fábio Pagani, o Superintendente Geral do Sebrae-SP, Bruno Caetano, Secretário do Escritório do Itamaraty em São Paulo, Luis Fernando Cardoso de Almeida, o Diretor Executivo do Banco do Brasil, Admilson Monteiro Garcia, Vice Presidente da FIESP, Juan Manoel Quirós, e os diretores do Núcleo Softex Campinas, Sérgio Falsarela Júnior e Fábio Frias.

O sistema elaborado para o “Exporta Campinas” é uma ferramenta construída a partir de uma parceria entre a IMA e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo que tem como objetivo fomentar a competitividade, qualificar empresas e, assim, trazer geração de emprego e renda para Campinas e região.

Em parceria com Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), Núcleo Softex Campinas e Banco do Brasil, consultores e analistas preparados para o comércio exterior vão visitar as empresas e dar conselhos e prepará-las para exportar seus produtos para qualquer país do mundo.

Exporta Campinas

O programa vai abranger empresas de todos os níveis de experiência com exportação – desde as que estão apenas começando até aquelas que já mandam seus produtos regularmente para o exterior - e em qualquer segmento, de frutas a tecnologia de ponta.

A estimativa é beneficiar 150 empresas por ano - principalmente as de pequeno e médio porte. O Exporta Campinas vai funcionar no Espaço Cidadão, no térreo do Paço Municipal. A empresa interessada deve procurar este guichê e preencher um formulário, que vai definir em qual grau de maturidade ela se encontra e, a partir daí, definir os estágios que a empresa deve passar até atingir seu objetivo exportador. É tudo gratuito.

O Exporta Campinas fundamenta-se a partir de uma série de estudos dos processos de internacionalização de empresas de diversos segmentos da indústria, pesquisa de regulamentos nacionais e internacionais e de ampla discussão com diversos atores dos processos de comércio internacional de fomento à exportação.

 

 

 

 

 

 

Ir para topo