A Informática de Municípios Associados S/A (IMA) completa 35 anos de fundação neste sábado, 09 de julho. Em 1976, a empresa de economia mista foi criada com o objetivo de realizar o processamento de dados para a Prefeitura de Campinas e para empresas e autarquias a ela ligadas, além de outros Municípios da região.
Três décadas e meia depois, a IMA está em plena forma. A evolução tecnológica que ocorreu ao longo desse período acabou levando a empresa a diversificar a sua atuação e tornar-se uma referência nacional na área de informática para a administração pública. Hoje, ela atua de maneira destacada nas áreas de desenvolvimento de software, infraestrutura de redes, atendimento ao cidadão, e telecomunicações.
Serviço 156
Essa jornada já começou a se desenhar em meados da década de 1980, quando a empresa passou a construir soluções que contribuíam para a melhoria da gestão administrativa e do atendimento à população, sendo pioneira no Brasil no desenvolvimento de sistemas como o Serviço 156, uma linha direta entre os cidadãos e o Poder Público. Outras soluções desenvolvidas naquele período, que permitiam a otimização no agendamento de consultas nos Centros de Saúde e o controle do fluxo de ônibus em Campinas, por exemplo, também foram inéditas e inovadoras.
Paralelamente, a empresa continuou prestando serviços na área de Processamento de Dados para Prefeituras e empresas. Em 1982, ela passou a ser responsável pela Imprensa Oficial de Campinas, editando o Diário Oficial do Município que, no início do próximo mês de agosto, deixará de circular em papel, passando a ser acessado somente pela internet, com autenticação eletrônica.
Geoprocessamento
Na primeira metade da década de 90, a IMA tornou-se referência nacional em tecnologia de geoprocessamento, lançando, em outubro de 1992, o Imageo, uma base cartográfica do Município de Campinas com informações georreferenciadas. Este foi o primeiro produto comercializado pela IMA. A área de geo, inclusive, ganhou novo impulso na empresa, uma vez que, no início de 2011, ela assumiu a coordenação do projeto desenvolvido nessa área pela Prefeitura de Campinas.
No final dos anos 90, impulsionada pela necessidade de se preparar para enfrentar o Bug do Milênio, a empresa iniciou a migração de seus sistemas para plataforma baixa, investindo na microcomputação. Isso abriu um novo campo de atuação e, a partir de 2001, com o utilização de soluções baseadas em ferramentas de desenvolvimento livres, ela implantou uma série de sistemas voltados para a Administração Pública.
MPS-Br
De 2004 a 2008, a empresa passou a adotar uma postura comercial mais agressiva. Ela se estruturou para fornecer soluções a diversos municípios, investindo em qualificação da sua mão de obra e de seus processos. Foi em 2008 que ela conquistou o MPS-Br – Nível F, que garante as melhores práticas internacionais no desenvolvimento de software. Em 2011, ela passou para o nível D, tornando-se, no momento, a única empresa brasileira avaliada nesse nível.
Foi nesse período que ela, aproveitando a sua expertise, passou a atuar com mais força na área de atendimento ao cidadão. Foram criados centros de contatos altamente especializados, como o Atendimento Tributário e, em 2009, o Disque Saúde.
Telecomunicações
Em 2010, a IMA também iniciou a estruturação da sua área de telecomunicações, conquistando a licença da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações ) para operar serviços de comunicação multimídia, ao mesmo tempo em que inciou a construção de uma rede digital em Campinas. Na medida em que esta rede evolui, possibilita a oferta de conectividade gratuita à internet em pontos de interesse público, como a área externa do Centro de Convivência e, em breve, o Paço Municipal, e maior disponibilidade de acesso aos órgãos descentralizados da Prefeitura de Campinas.
Hoje, a empresa, que conta com aproximadamente 500 funcionários, está pronta para ampliar as fronteiras e levar a outros municípios os avanços que o desenvolvimento tecnológico tem trazido para a área da Saúde, da Educação e da Segurança, entre outros setores da Administração Publica.
Software como serviço
Foi com esse objetivo que ela elaborou um modelo de negócios baseado na filosofia do SAS (software as service, ou software como serviço), que tem o potencial de tornar economicamente acessíveis a pequenos e médios municípios os benefícios que são obtidos com o uso da tecnologia.
"É gratificante estar à frente desta instituição nesse momento. A história da IMA nos últimos dez anos aponta para um crescimento vigoroso e para a sua consolidação como uma referência quando falamos de soluções para a área pública. Todos os funcionários que contribuíram e contribuem cotidianamente para estas conquistas merecem os parabéns", afirmou o presidente da empresa Pedro Jaime Ziller, lembrando que, embora ainda jovem, a IMA já está suficientemente madura para ampliar a sua presença em outros municípios do Brasil. "Esse é o desafio que estamos nos propondo para o futuro próximo: encontrar maneiras de viabilizar o uso das soluções tecnológicas que estão automatizando a gestão em Campinas para municípios, mesmo os de pequeno e médio porte", revela.