28/08/2009
A tematização científico-pedagógica “Som e Luz”, da creche municipal Nave-Mãe Professor Anísio Teixeira, localizada no Jardim Fernanda II, que passa a ser conhecida também como Nave-Ciência, é uma ação inovadora na área de Educação. Ela foi desenvolvida a partir de um convênio, firmado entre a Prefeitura de Campinas e o Museu Exploratório de Ciência da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A IMA também deu sua contribuição ao projeto fornecendo uma série de equipamentos de última geração, conforme especificação feita pela equipe do Museu Exploratório.
O espaço foi inaugurado nesta quinta-feira, 27 de agosto pelo prefeito de Campinas Hélio de Oliveira Santos e marcou o lançamento da Pedagogia dos Sentidos na educação infantil de Campinas.
Durante o evento, o prefeito destacou o pioneirismo do programa e afirmou que Campinas constitui hoje o ponto de virada na educação brasileira, rompendo o paradigma de que “para os pobres, só se constroem coisas pobres”. Ressaltou, ainda, que a inclusão de conteúdos científicos com a finalidade de despertar os sentidos e o senso crítico das crianças somente se tornou possível graças à implantação das Naves-Mãe.
A proposta da tematização é considerada única no campo da educação, em âmbito nacional e internacional. A partir de agora, as crianças matriculadas nas Naves-Mãe serão beneficiadas por um projeto pedagógico arrojado, contemplando a tematização dessas unidades.
Cada uma delas contará com ambientes, equipamentos e condições físicas desenvolvidas em torno de um tema de interesse científico, social e educativo – tais como meio ambiente, água, cultura popular, povos e etnia, energia e outros –, que contribuirão para um desenvolvimento consciente, pautado em uma pedagogia dos sentidos.
Serão quatro temas distintos, de modo a abranger uma ampla gama de conteúdos científicos e áreas de conhecimentos diversas: “Som e Luz”, “Tempo e Movimento”, “Vida” e “Formas e Quantidades”.