19/08/04
A Prefeitura de Campinas está mais próxima da população, com o lançamento do IMA Conecta, uma unidade móvel de atendimento na qual é possível ter acesso a inúmeras informações e serviços prestados pelo poder público no Município.
Ela é uma van desenvolvida pela Informática de Municípios Associados S/A (IMA), em parceria com a Sanasa, que, através de uma conexão de alta performance com a Internet, possibilita o atendimento móvel à população. A IMA Conecta entrou em operação ontem (19/08), no Extra Amoreiras, após uma cerimônia que marcou seu lançamento.
“O lançamento de mais este serviço da Prefeitura materializa o esforço de todo governo para ampliar o acesso da população às informações do município”, afirmou a prefeita Izalene Tiene, pouco antes de inaugurar o novo serviço.
O atendimento será feito por um funcionário do Serviço de Atendimento ao Cidadão – 156, que terá acesso a um banco de dados com informações sobre os serviços prestados pela Prefeitura e outros órgãos públicos, em nível estadual e federal.
Outros dois funcionários da Secretaria Municipal de Finanças solucionarão dúvidas referentes aos tributos municipais, nos mesmos moldes do atendimento que é feito no guichê 3, no Paço Municipal.
Inicialmente, a IMA Conecta prestará atendimento à população em cinco pontos pré-estabelecidos da cidade, mas, a partir de setembro, o veículo estará dotado de antena para conexão wireless (sem fios) com a rede de dados do município, ganhando em mobilidade e novas funcionalidades.
“A IMA Conecta é um serviço de utilidade pública que reforça a atuação da IMA no campo social, já que uma das missões da empresa é prover tecnologias que democratizem o acesso à informação e possibilitem maior comodidade para os contribuintes”, explicou o presidente da IMA
A prefeita ainda destacou o apoio dos parceiros neste projeto, entre eles os hipermercados Extra-Amoreiras, Carrefour-Valinhos e Enxuto, que cedem o espaço para instalação da van, possibilitando o atendimento à população.
A IMA Conecta ira utilizar a mesma infra-estrutura já criada pelo Posto de Atendimento Móvel da Sanasa, em dias alternados. O horário de atendimento será das 9h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira.
Na segunda, o atendimento será no Carrefour Valinhos (Av. Eng. Antonio Francisco de Paula Souza, 3900 - Jardim Von Zuben); na terça, no Jardim Nova Europa (Av. Estados Unidos, 280, em frente a Igreja Santa Cruz); Na quarta, no Enxuto(Av. John Boyd Dunlop, 440 - Jardim Aurélia); Na quinta, no Extra Amoreiras (Av. Ruy Rodriguez, 1400. Jardim Santa Lucia); e na sexta, no Reservatório Profilurb(Rua Cacilda Becker, 300. Profilurb - Sanasa).
Serviços disponíveis
Realizar quase todos os precedimentos feitos no Porta Aberta (antigo guichê 3), refrentes aos impostos municipais;
Realizar solicitação e consultar, pelo numero desta solicitação, o encaminhamento através do serviço de atendimento do 156 ou via internet;
Consultar informações sobre assuntos diversos da PMC através de palavras chaves, tais como concursos públicos, vacinação, vigilância sanitária, programa de dengue, programas sociais, entre outras;
Solicitar um alvará para a PMC e consultar se essa solicitação já foi encaminhada;
Consultar pelo numero do protocolo e ser informado em qual setor da PMC ele está e qual a situação atual do andamento desse processo;
Consultar a forma de parcelamento possível para o valor de débito que o contribuinte possui, informado a ele através de uma carta;
Imprimir o formulário para o parcelamento do débito;
Consultar através do código do contribuinte ou do código cartográfico, informações sobre o imóvel predial ou territorial.
Consultar informações sobre o imóvel;
Consultar o valor total devido para o ano em exercício e anos anteriores;
Como Participar dos Programas Sociais, tais como Renda Mínima, Primeiro Emprego ou Fome Zero;
Consultar localização (com impressão de mapas) de escolas, serviços de Saúde ou Postos Policiais;
Consultar a Programação Cultural do município;
Consultar sobre itinerário de Ônibus e transporte alternativo;
Consultar sobre Multas de Trânsito.