02/09/2008
O que é uma cidade digital e os passos necessários para viabilizar a implantação deste conceito em um município de grande porte será o eixo da apresentação que o presidente da Informática de Municípios Associados S/A, Bruno Vianna, fará na abertura do São Paulo Wireless, evento que acontece nesta quarta-feira, 03 de setembro, no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo.
“A definição do que é uma cidade digital ainda está em construção e é com o intuito de ampliar o conceito que usualmente é utilizado para definí-la que vamos iniciar este debate”, afirma Vianna, ao destacar que para tornar-se uma cidade plenamente digital é preciso mais do que oferecer à população acesso à tecnologia, seja gratuitamente ou a preços subsidiados. “Sem dúvida, este é um passo importante, mas a conectividade é apenas um dos aspectos que constituem o processo de implantação de verdadeiras cidades digitais, pois os principais benefícios aos cidadãos se encontram nas camadas de serviços públicos”, complementa.
Para Vianna, é preciso atentar para os sistemas de suporte e aplicativos, que são indispensáveis quando se pensa na oferta de novos serviços e facilidades ao cidadão. Estes aplicativos são capazes de dotar a máquina pública de processos mais eficientes, ágeis e seguros, modernizando a gestão administrativa. “Através de um sistema integrado na área de Educação é possível controlar eletronicamente a freqüência e o aproveitamento dos alunos. Estas informações podem ser utilizadas tanto para a elaboração automática de documentos, como históricos escolares, quanto para orientar a política educacional de um município”, exemplifica.
A geração de conteúdos para acesso público também deve ser uma preocupação quando pensamos em cidades digitais, continua Vianna. Ainda tendo como exemplo a Educação, ele destaca que, além da conectividade e de sistemas que melhorem a sua gestão, as escolas públicas podem ser beneficiadas com apoio da informática nas atividades pedagógicas, se houver conteúdo especificamente elaborado para auxiliar no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem e nas atividades desenvolvidas pelos professores em sala de aula.
Por último, é preciso, ainda, prever como serão feitos os serviços de suporte e manutenção que permitam o funcionamento adequado de todos esses componentes. Cumpridas todas estas etapas, e estendendo estes conceitos a todas as áreas da Administração Pública, certamente, estaremos mais próximos de uma cidade plenamente digital, embora Vianna ressalte que esta é uma busca sem fim, pois sempre haverá novas necessidades de serviços tecnológicos a serem ofertados à população. “Construir uma cidade digital é perseguir um ideal, é um objetivo que nunca será plenamente atingido, mas é justamente esta evolução que torna a busca imprescindível”, conclui.
O São Paulo Wireless é organizado pela Network Eventos. A Cerimonia de Abertura acontece às 10 horas, com a presença de Marcos Mazoni, diretor presidente do Serpro, Heliomar Medeiros de Lima, diretor de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Douglas Viudez, diretor de Produção e Serviços da Prodesp, Bruno Vianna, presidente da IMA, e Jorge de La Rocque, presidente – Rede Global Info. Depois, se seguirão diversos painéis sobre temas correlatos.