Desenvolvimento está na ordem do dia, mas precisa vir com sustentabilidade. Como é possível crescer e, ao mesmo tempo, manter os fundamentos econômicos sólidos? No cenário nacional, é efervescente o debate em busca de tais respostas. Em Campinas, uma breve análise dos altos e baixos da história da informatização do Serviço Público Municipal evidencia que, nos 30 anos de existência da Informática de Municípios Associados S/A (IMA), este dilema sempre esteve presente.
A IMA é uma empresa de economia mista controlada pela Prefeitura Municipal de Campinas, tendo por missão prover soluções de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) para a Administração Municipal. Sua existência foi marcada por épocas de grandes surtos de inovação e desenvolvimento tecnológico, que, no entanto, eram acompanhadas por um indissociável desequilíbrio financeiro. Outros períodos, ao contrário, foram caracterizados pela recuperação financeira, via de regra acompanhada do estrangulamento da sua capacidade produtiva, seja por falta de investimentos em infra-estrutura, seja pela falta de pessoal ou de estrutura empresarial.
O ano de 2006 consolidou a reversão deste ciclo, a partir de profundas mudanças de base, que incluíram forte reestruturação, mudança de cultura interna e o empacotamento profissional das soluções desenvolvidas, permitindo que sejam disponibilizadas para outros órgãos e municípios.
Este processo possibilitou a implantação do INTEGRE, Sistema de Gestão Integrada da Rede de Ensino, no Município de Matão-SP. Agora, como aqui, os gestores educacionais de Matão dispõem de um dos sistemas mais avançados do Brasil, integrando informações sobre a vida escolar de todos os alunos, como o aproveitamento e a freqüência.
Outra solução inovadora da IMA é o Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos, o IMAGED, que venceu a licitação e será implantado no Município de Angra dos Reis-RJ. O GED permite digitalizar documentos e acessá-los pela Internet. Em Campinas, os cadastros do IPTU e do ISSQN já são 100% digitais, com 800 mil documentos nesta tecnologia, a qual conferiu à IMA em 2005 o prêmio de Iniciativa do ano pelo CENADEM.
Não é possível falar em crescimento sustentável sem qualidade nos serviços prestados. É por isso que a IMA está em vias de se tornar a primeira empresa municipal de TIC com certificação de qualidade de software MPS/BR, caminho indispensável para quem quer ser líder. A melhoria no atendimento ao cliente também é prioridade. Impossível obtê-la sem a valorização dos profissionais. Para tanto, foram implantados um Plano de Cargos, Carreiras e Salários, a Avaliação de Desempenho e treinamentos em atendimento ao cliente para todos os funcionários.
O quadro funcional cresceu 32% nos últimos seis meses. Novos profissionais já estão atuando nos call-centers do Porta Aberta (atendimento tributário) e da Ouvidoria do Município, além da Prefeitura Móvel, van equipada com computadores e conectada à Internet que, a cada dia da semana, leva a um ponto diferente da cidade 4 mil tipos de serviços e acompanhará o prefeito no governo itinerante.
O cidadão obtém a informação e o serviço de que necessita com maior agilidade, diminuindo a necessidade de deslocamentos até o Paço Municipal e de enfrentar filas. Desde outubro, quando o call-center do Porta Aberta entrou em operação, já foram feitos 17 mil atendimentos telefônicos. Devido ao sucesso, está sendo duplicado e incorporando atendimento multimídia, além da montagem de um Centro de Atendimento a Empresas.
Novos e importantes sistemas estão sendo desenvolvidos em parceria com órgãos da Prefeitura. Eles, em breve, irão dinamizar a gestão pública em Campinas. Na área da saúde, será possível controlar eletronicamente a distribuição individualizada de medicamentos. Na Segurança Pública, um sistema de gerenciamento de ocorrências interligará o CIMCamp e todas as unidades da Guarda Municipal a outros órgãos. O prefeito Hélio de Oliveira Santos também poderá acompanhar, on line, o desenvolvimento das ações prioritárias de seu governo, com informações precisas e visualização de eventuais desvios do cronograma, através do CIAP (Central de Informações e Acompanhamento de Projetos).
Estes dados espelham o crescimento que a IMA vem vivenciando e o melhor é que, agora, ele vem acompanhado de uma sólida recuperação financeira. O resultado de 2006 ainda está sendo contabilizado, mas aponta para um lucro de cerca de R$ 1,3 milhão, consolidando o novo modelo de gestão adotado pela IMA no início de 2005.
Bruno Vianna é engenheiro, presidente da Informática de Municípios Associados S/A e professor do MBA-Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas.