05/11/09
A Informática de Municípios Associados S/A (IMA) e a Brisa, entidade privada sem fins lucrativos que atua na área de Tecnologia da Informação, assinaram convênio de Cooperação Técnica, Operacional, Científica e Comercial com o objetivo de desenvolverem projetos em conjunto. A parceria estratégica entre as duas organizações foi balizada durante um workshop, ocorrido nesta quinta-feira, 05 de novembro, na sede da IMA.
Durante o encontro, gestores das duas instituições apresentaram as soluções tecnológicas que podem ser compartilhadas por elas. Nós temos competências complementares e o objetivo deste convênio é somar esforços para prover soluções especialmente voltadas para a área pública, explicou Luiz Lisboa, vice-presidente da Brisa, destacando que o encontro foi uma forma de apresentar e formalizar os projetos em que esta complementariedade se manifeste de forma mais evidente.
Entre os projetos, por parte da Brisa, estão soluções para consultoria na implantação de redes sem fio e tecnologia VoIP, construção de portais na Internet para a Administração Pública, e softwares que automatizam o envio de mensagens em grande quantidade através de telefones e de gestão tributária.
A IMA, por sua vez, disponibilizou soluções para gestão de redes escolares, da alimentação escolar, na área da saúde, de tramitação de protocolados, de projetos públicos, além de apresentar o seu datacenter e o Centro de Gerência de Redes. Também foram apresentados os serviços que a IMA presta na área de atendimento ao cidadão e de Gerenciamento Eletrônico de Documentos.
Temos grande expectativa de iniciarmos rapidamente a implementação de projetos conjuntos, uma vez que há uma identidade muito forte entre a IMA e a Brisa no que tange a forma de gestão, as competências adquiridas e seus objetivos, complementou Lisboa.
Além dos projetos que podem ser iniciados imediatamente, o diretor-técnico da IMA, Marcelo Pimenta, também apontou algumas áreas em que as duas empresas podem colaborar para o desenvolvimento de soluções mais a longo prazo, destacando a aplicação de tecnologias que possam ser utilizadas para levar informações aos cidadãos através de celulares e outros meios móveis. Esta é uma área ainda pouco explorada pelos órgãos da Administração Pública, mas que apresenta um enorme potencial para agregar serviços de grande utilidade aos cidadãos, avaliou.
A Brisa atua no mercado de Tecnologia da Informação há 21 anos, com operação em São Paulo, no Distrito Federal e Salvador (BA), além de escritórios no Rio de Janeiro e Porto Alegre, contando com um quadro de cerca de 200 profissionais.