26/4/2016
Projetos na área de tecnologia desenvolvidos por startups (pequenas empresas) podem participar de uma seleção para receber financiamentos que deverão chegar a até R$ 10 milhões. A iniciativa faz parte de um convênio entre a IMA (Informática de Municípios Associados) e a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), com o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas. O prazo para inscrição termina no dia 23 de maio.
Serão selecionados projetos com o conceito “Cidades Inteligentes e Sustentáveis”, destinados ao desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores nesse segmento. O acordo de cooperação que possibilitou a chamada de propostas foi assinado pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette, pelo presidente da IMA, Fábio Pagani, e pelo presidente da Fapesp, José Goldemberg, em outubro do ano passado.
O programa será apresentado em evento que acontecerá no próximo dia 29 de abril, às 18 horas, no Teatro IMA Cultural. A programação conta com a abertura pelo presidente da IMA, Fábio Pagani, além de esclarecimentos sobre a chamada de propostas pelo professor Douglas Zampieri, da Fapesp. O evento é aberto a todos os empresários interessados, de Campinas e região.
As ideias devem trabalhar com o conceito de “Cidades Inteligentes e Sustentáveis”, que se refere a sistemas de pessoas interagindo e utilizando energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida. As áreas temáticas da chamada são: Meio ambiente sustentável; Mobilidade urbana; Tecnologias Assistivas; Segurança Pública; Tecnologias para difusão de educação e cultura; e Saúde.
A chamada de propostas é lançada no âmbito do programa PIPE/PAPPE Subvenção, uma parceria entre Fapesp e Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), que oferece financiamento não reembolsável para a execução de pesquisa científica e/ou tecnológica e é indicada para empresas que se enquadram na Fase 3 do Programa PIPE, visando ao desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores para que sejam inseridos no mercado.
As propostas devem ser submetidas eletronicamente, por meio do Sistema de Apoio a Gestão (SAGe) da Fapesp, até 23 de maio. A divulgação do resultado da Etapa de Enquadramento será realizada a partir de 13 de junho; a divulgação do resultado das propostas aprovadas acontecerá após 19 de setembro, na página do instituto de pesquisa na Internet.
O financiamento total destinado aos projetos escolhidos é da ordem de R$ 10 milhões, divididos igualmente entre Finep e Fapesp. A expectativa é que a empresa realize pesquisa visando ao desenvolvimento comercial e industrial dos produtos, que poderá durar até 24 meses.
Estão aptas a participar da chamada microempresas, empresas de pequeno porte, pequenas empresas e médias empresas brasileiras, sediadas no Estado de São Paulo. Elas devem ter sido constituídas, no mínimo, 12 meses antes da data de lançamento do edital (29 de fevereiro de 2016).
A chamada de propostas está publicada em: www.fapesp.br/10066
Mais informações sobre a Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE): http://www.bv.fapesp.br/pt/3/pesquisa-inovativa-em-pequenas-empresas-pipe
Mais informações sobre o convênio entre IMA e Fapesp: http://www.campinas.sp.gov.br/noticias-integra.php?id=28301