Em parceria com a Secretaria Municipal de Cooperação de Assuntos de Segurança Pública de Campinas, a IMA (Informática de Municípios Associados S/A) desenvolveu o aplicativo para celular Bike Seguro, com o objetivo de aumentar a segurança dos ciclistas. A solução foi apresentada oficialmente na tarde desta terça-feira (27/10), em evento no gabinete do prefeito Jonas Donizette.
Disponível para download gratuitamente nas plataformas Android e iOS, o Bike Seguro facilita a comunicação no caso de emergências com bicicletas – como um acidente ou qualquer outro tipo de risco. Por meio do sistema, o usuário pode criar grupos para incluir os amigos que costumam pedalar juntos; depois, pode definir uma mensagem a ser enviada no caso de emergências, a qual será disparada com um simples clique a todos os integrantes de sua equipe, que serão informados sobre sua localização.
A ideia é semelhante à do Guarda Amigo, outro aplicativo desenvolvido com sucesso pela IMA e a mesma secretaria. Essa ferramenta teve seu lançamento em junho de 2014 e desde então acumulou a marca de mais de 10 mil downloads, com avaliação média do usuário de 4,2 na página do Google Play – a nota máxima é 5.
Também pelo Bike Seguro, os ciclistas podem consultar e se cadastrar em grupos públicos, criados por cicloativistas que costumam realizar eventos com frequência. O sistema oferece ainda mais uma vantagem em termos de segurança: a Guarda Municipal poderá monitorar e reforçar o patrulhamento nesses eventos e também enviar mensagens com dicas de segurança e informações sobre a localização de suas bases de apoio.
“Para governar, é muito importante ouvir as demandas da população, e a violência é uma das coisas que preocupam. Por isso temos de trabalhar todos juntos, em defesa da população”, afirmou Jonas Donizette. Ele lembrou que o projeto do aplicativo surgiu no início de junho, quando um grupo de cicloativistas, liderados por Carlos Ramires, entregou à administração uma pauta de oito itens para melhorar a segurança nas trilhas de mountain bike em Sousas e Joaquim Egídios. Um desses itens era exatamente o desenvolvimento de um software, o que foi feito com celeridade pela IMA.
“Isso demonstra que quando o ativismo é feito de forma responsável e respeitosa, conseguimos ser ouvidos”, afirmou Ramires, que é responsável pelo grupo Pedal Ativo. Desde o início do projeto, ele e outros cicloativistas participaram de cerca de dez reuniões com o Poder Público, uma delas no prédio da IMA, no fim de setembro, quando foram dadas as últimas sugestões de melhorias para o aplicativo.
“Agradecemos mais uma vez a parceria da IMA”, disse Marcelo Silva, assessor da secretaria. “A empresa foi muito importante no desenvolvimento, deu total atenção e, principalmente, foi eficaz e rápida no desenvolvimento”, completou.
- Imagem: Apresentação do aplicativo contou com a presença do prefeito Jonas Donizette e do presidente da IMA, Fábio Pagani, entre outras autoridades
- Acesse a página do Google Play para fazer o download do Bike Seguro: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.sp.ima.bikeseguro&hl=pt_BR