IMA e Unicamp iniciam diálogo para parcerias

30/6/2016

A IMA (Informática de Municípios Asociados) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) iniciaram, nesta semana, um diálogo que está com algumas décadas de atraso. Pela primeira vez, as duas instituições promoveram uma reunião para construir uma rede de parcerias que nunca havia sido firmada de maneira institucional. Um workshop para apresentação das atividades desenvolvidas atualmente pela empresa e pela universidade foi realizado nesta quarta-feira (29), no IC (Instituto de Computação) da Unicamp.

Prestes a completar 40 anos de existência, a IMA atua no fornecimento de soluções tecnológicas para o poder público e tem como seu principal cliente a Prefeitura de Campinas. O presidente da IMA, Fábio Pagani, fez uma explanação para os docentes e pesquisadores da Unicamp sobre a área de atuação da IMA e os sistemas que possui em desenvolvimento. Ele disse que a ideia, agora, é que representantes das duas instituições estreitem o diálogo para chegar a um consenso sobre as melhores formas de cooperação.

Já as áreas de pesquisa em que a Unicamp trabalha foram apresentadas pelo professor do IC, Ricardo Dahab. Ele lembrou que a IMA conhece os problemas das cidades e também o potencial da Unicamp e pode ajudar na definição de projetos. “O que a gente tem conversado é que a IMA, exatamente pela posição estratégica que ela tem com a cidade de Campinas e com outras cidades, sirva como um ponto de referência para identificar problemas em que a gente possa contribuir, identificar parceiros e elaborar chamadas de projetos de forma conjunta”, explicou o professor. “Infelizmente, é inacreditável que a Unicamp, com 50 anos de vida, e a IMA com 40 anos, até hoje não tenham estabelecido uma parceria muito mais forte”.

A expectativa é que IMA e Unicamp possam contribuir com testes de tecnologia em campo, acesso à base de dados do município e busca conjunta de financiamentos, além da geração de novas empresas. Atualmente, as duas instituições possuem apenas trabalhos pontuais em conjunto, mas não existe um convênio vigente. Com o trabalho iniciado, haverá uma preparação para que as parcerias sejam efetivadas.
 

 

 

 

 

 

 

Ir para topo