IMA faz contatos com empresas portuguesas

15/07/2010

A Informática de Municípios Associados S/A (IMA) trouxe na bagagem bons contatos com empresas portuguesas, no retorno do evento “Campinas – Expansão Internacional – Centro de Tecnologia, que aconteceu entre os dias 4 e 9 de julho, no Centro de Congressos Estoril, freguesia portuguesa do Conselho de Cascais, distante 25 quilômetros de Lisboa.

O evento teve o objetivo de promover Campinas e região como um importante centro tecnológico e sua estrutura para o Turismo de Negócios, com a finalidade de atrair investimentos, gerar oportunidades e fomentar negócios. Buscou, também, estimular a comercialização de produtos e serviços, além de facilitar a concretização de parcerias e joint-ventures, abrindo caminhos para a internacionalização de empresas campineiras.

Com o espírito voltado à busca de incremento no intercâmbio tecnológico, a IMA juntou-se à delegação, que reuniu mais de 30 expositores, entre estes instituições como a Unicamp, o CPqD e a Sanasa.

De uma maneira geral, as empresas portuguesas que visitaram o estande da IMA manifestaram o interesse de firmar parceria para auxílio mútuo na divulgação de soluções tecnológicas próprias aqui no Brasil.

Algumas também se interessaram por soluções desenvolvidas pela IMA e estudam a viabilidade de implantá-las em outros países. Este é o caso de uma, empresa de consultoria e tecnologia, parceira para atuação no mercado Africano, que buscou informações mais detalhadas sobre as soluções para as área de Educação, Alimentação Escolar e Saúde implantadas em Campinas pela IMA.

Outra empresa, da área de Internet, avaliou a possibilidade de encontrar mercado para a solução de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), que permite a visualização de imagens e documentos no computador, e  uma terceira achou interessante o Integre, que administra a rede escolar de Campinas, criando um cadastro único com o aproveitamento escolar dos alunos e automatizando a emissão de documentos.

A expertise na área pública, um dos grandes diferencias da IMA, chamou a atenção dos representantes da Câmara (Prefeitura) Municipal de Cascais, que solicitaram diversas informações e se mostraram propensos a um novo contato no futuro.

“Embora não haja perspectivas de fecharmos negócios a curto prazo, a participação no evento foi positiva, pois as soluções da IMA chamaram a atenção dos portugueses e deixam claro que quem consegue oferecer soluções tecnológicas eficazes para uma cidade do tamanho de Campinas se credencia para buscar outros mercados, inclusive no Exterior”, avaliou Marcelo Pimenta, diretor técnico da IMA que, juntamente com Ribamar Carvalho, da área de Relacionamento, representou a empresa no evento.

Para Márcio Barbado, presidente do CENIC-Trade Point (Centro de Negócios e Informação de Campinas), uma das entidades que se empenharam na organização do Campinas-Expansão Internacional, os negócios não se viabilizam de imediato, mas o interesse demonstrado pelos participantes e as boas condições oferecidas por Campinas e região certamente se traduzirão em iniciativas concretas a médio prazo. “O importante é que estamos abrindo portas e temos certeza de que alcançaremos resultados muito positivos”, conclui.

 

 

 

 

 

 

Ir para topo