IMA integra juri sobre cidades digitais no RS

O diretor técnico da IMA, Marcelo Pimenta, foi convidado para integrar o juri que definirá o Prêmio Cidade Digital-RS 2012.

A primeira reunião do corpo de jurados ocorreu nesta quinta-feira, 22 de setembro, em Porto Alegre, na sede da Procergs (Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul). O objetivo desta reunião foi definir os critérios de avaliação para escolha das cidades digitais.

"A criação de prêmios como este estimula o debate e contribui para que os municípios busquem, cada vez mais, utilizar ferramentas de tecnologia da informação para melhorar os serviços à população. Já temos feito este debate há algum tempo e, à frente da IMA, definimos um modelo de cidade inteligente que, além de ofertar conectividade e serviços digitais à população, é capaz de reconhecer o munícipe e, a partir daí, auxiliá-lo no exercício de seus direitos e deveres de cidadão", comentou Pimenta.

O Prêmio Cidade Digital RS - 2012 está sendo organizado pelo Guia das Cidades Digitais, publicação da Network Eventos.

O prazo para os municípios gaúchos se inscreverem ao Prêmio foi prorrogado até 14 de dezembro deste ano. Para Pimenta, a distinção também incentiva o município a inserir em seu plano diretor estratégias digitais. "Valoriza as cidades que prevêem o impacto dos processos digitais no planejamento urbano dos municípios e na vida do cidadão", complementou. Segundo o diretor-geral do Guia das Cidades Digitais, Carlos Calazans, a ideia é mapear os projetos digitais das cidades, dando visibilidade às práticas e possibilitando a divulgação dos benefícios da cultura digital. 

O presidente da InternetSul (Associação dos Provedores de Serviços e Informações da Internet), Rafael de Sá, comentou que o prêmio reconhece o município que desenvolve projetos  consistentes e inovadores.

A comissão julgadora é composta por representantes da InternetSul; da Associação Sul-Riograndense de Apoio ao Desenvolvimento de Software (Softsul); da Procergs; da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa); da IMA; da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PucRS); da Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Sul; da Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital do Rio Grande do Sul e do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

O município vencedor de cada categoria será premiado com R$ 10 mil em equipamentos para incrementar seus projetos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas via portal Guia das Cidades Digitais: www.guiadascidadesdigitais.com.br. A cerimônia de premiação ocorrerá em março de 2012, na Capital.

Em junho deste ano, Campinas foi considerada a sexta cidade do País com maior disponibilidade de serviços digitais à população, de acordo com o Índice Brasil de Cidades Digitais, lançado numa parceria entre a Momento Editorial e a Fundação CPqD. O Índice estabeleceu um ranking que tem o objetivo de medir o nível de digitalização dos municípios brasileiros que utilizam as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Com ficou entre os 10 primeiros, o município recebeu um prêmios pela sua colocação no ranking.

 

 

 

 

 

 

Ir para topo