A IMA - Informática de Municípios Associados, empresa pública de tecnologia da informação de Campinas, lança, nesta sexta-feira, dia 13, três produtos de tecnologia da informação: a versão em português do Open Office, o Peça-Fácil e o embrião do Projeto SIG - Sistema de Informações Georreferenciadas para Campinas.
O lançamento acontece, às 15h, durante a inauguração da nova sede da empresa no pólis de tecnologia do CPqD.
O Open Oficce é um conjunto de softwares de escritório desenvolvidos sob a filosofia livre. Ele roda na maioria das plataformas existentes e é composto de processador de texto; planilha de cálculos; editor HTML; editor vetorial; e editor de apresentação.
Ele é compatível com a maioria dos documentos do MS-Office (Word, Excel, Powerpoint), este último proprietário e, portanto, com necessidade do pagamento de licenças para ser utilizado.
Open Office
A IMA está lançando na região de Campinas a versão do OpenOffice em português do Brasil, que também possui o código-fonte aberto e terá distribuição gratuita.
O pacote foi compilado e traduzido por inúmeros voluntários em todo o Brasil - com o apoio da Procergs (Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul), Unicamp, Debian-BR e ABEP (Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Processamento de Dados).
Ele vem com sete programas: o processador de textos Writer; a planilha Calc; o criador de diagramas e gráficos Draw; o Math, um editor de fórmulas matemáticas e macros; o Impress, para apresentações multimídia; um editor HTML; e o Global, que permite o trabalho com diferentes fontes de dados.
A utilização do Open Office por órgãos públicos, empresas e mesmo usuários individuais poderá produzir uma significativa economia de divisas para o país. Durante o lançamento serão distribuídas cópias do Open Office aos presentes.
O Peça Fácil é um software, totalmente desenvolvido pela IMA, que permite ao cliente solicitar manutenção de equipamentos de informática, via Internet, gerando mensagens de e-mail automáticas a cada etapa do atendimento, o que, desta forma, possibilita total acompanhamento por parte do solicitante.
O sistema ainda possui um banco de dados com todo o histórico das máquinas cadastradas.
Projeto SIG-Campinas
O objetivo do Projeto Sistemas de Informações Georreferenciadas para o Município de Campinas – SIG é facilitar a divulgação de informações e serviços de interesse público que usem dados que contenham valor geográfico.
Para facilitar o uso pelo público alvo, que é o próprio cidadão, as informações e serviços estarão disponíveis através da Internet. É uma importante ferramenta de administração pública, permitindo o uso eficaz de recursos do Município.
Várias aplicações podem ser disponibilizadas, como por exemplo, a escolha de postos de saúde próximas ao endereço dos cidadãos ou a detecção de focos de doenças transmissíveis através da análise do local de incidência.
Por meio deste produto, será possível incorporar novas camadas de informações de diversas fontes, públicas ou privadas. Este projeto utiliza ferramentas de software livre, que tem como uma de suas vantagens a possibilidade de disponibilizar cópias do software.
O lançamento deste produtos marca a inauguração da nova sede da IMA no Pólis de Tecnologia do CPqD (prédios 20 e 9 A, no Km 118,5 da Rodovia Campinas-Mogi Mirim).