10.10.2013
A Prefeitura Municipal de Campinas sediou na tarde de quinta-feira, 10 de outubro, no Salão Vermelho, o workshop “Cidades Digitais”, promovido pela Softex em parceria com a IMA - Informática de Municípios Associados, o Núcleo Softex Campinas, o CECOMPI - Centro para Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista e a ABDI - Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial. Entre os participantes estiveram presentes Edvar Pera Jr., da Softex Campinas, Marcelo Nunes da Cecompi e Carlos Frees da ABDI.
O objetivo do encontro é aproximar a IMA, e as micro, pequenas e médias empresas (MPEs) associadas ao Núcleo Softex Campinas e ao CECOMPI com objetivo de trocar experiências, estabelecer parcerias e construir ofertas conjuntas de soluções para cidades digitais a serem oferecidas a diversas prefeituras, inclusive para a Prefeitura de Campinas.
O uso das tecnologias para levar conectividade e comodidade aos cidadãos foi a tônica do evento. Na abertura do encontro, o Presidente da IMA, Fábio Pagani destacou a importância da união de empresas de municípios com tradição e excelência na área de software e serviços de TI, como Campinas e São José dos Campos, para a construção de um modelo de oferta conjunta de soluções inovadoras para Cidades Digitais que possa ser replicado em outras localidades do país. Na sequência, tivemos a apresentação do portfólio da IMA.
De acordo com Ribamar Carvalho, Analista de Negócios, profissional que apresentou o portfólio da IMA, “foi excelente oportunidade para interação com possíveis parceiros na inovação tecnológica voltada à gestão pública”, concluiu.
Na oportunidade, 22 empresas (Cecompi:15 e Softex Campinas: 7) apresentaram suas soluções para as mais diversas aplicações, de mobilidade urbana e segurança, passando por rastreamento e geolocalização, até serviços de utilidade pública (energia, água, gás e saneamento), saúde e educação.
Cidade Digital
Entende-se por Cidade Digital, a criação de infraestrutura, serviços e acesso público em uma determinada área urbana para o uso das novas tecnologias e redes telemáticas. O objetivo é criar interfaces entre o espaço eletrônico e o espaço físico através de oferecimento de teleportos, telecentros, quiosques multimídia e áreas de acesso e serviços.
O foco do encontro Cidades Digitais é criar um ambiente favorável de inovação e colaboração entre os parceiros, a partir do qual a tecnologia é meio para que os munícipes tenham acesso a serviços públicos melhores, eficientes e que possam efetivamente contribuir para a melhoria da interface entre a cidade e a gestão pública. O objetivo é trocar experiências e encontrar soluções para problemas na área de TIC que sejam comuns aos municípios. O evento possibilita acordo de cooperação entre as instituições e empresas fornecedoras de soluções que divulgam o desenvolvimento e avanços no setor de TIC através das expertises das mais diversas soluções.
Para o Presidente da IMA, “A iniciativa deste workshop é vista com bons olhos e constituiu uma excelente oportunidade para abordar no mesmo local conceitos, opiniões, reflexões e sinergias sobre ações importantes de estímulos à implantação de Cidades Digitais no Brasil, e as questões como desenvolvimento de aplicativos de software, visando melhorar a gestão e eficiência das administrações municipais. Representa a construção de um modelo integrado somando competências de diversas empresas nacionais que pode ser replicado em outras regiões do país”, concluiu Fábio Pagani.