A Informática de Municípios Associados S/A (IMA) participa do Arena Digital Campinas, um evento sobre cultura digital, que acontece no Centro de Convivência Cultural de Campinas (CCC), neste sábado, 17 de setembro, a partir das 8h30.
O objetivo do evento é debater a democratização do acesso à Internet na Região e no País, a partir da implementação do Plano Nacional de Banda Larga, projeto do governo federal que prevê a universalização dos serviços ligado à rede mundial de computadores.
Especialistas, políticos, empresários e estudiosos participarão de mesas redondas que debaterão diversos temas relacionados à banda larga e à cultura digital, tais como infraestrutura digital, economia digital, ou educação, memória e comunicação.
"O intuito é trazer a sociedade civil organizada e prefeituras da RMC para as discussões das cidades digitais e também conscientizar professores e estudantes do ensino médio e das universidades de Campinas e região, além de usuários da Internet, sobre a diversidade de possibilidades abertas pelas novas tecnologias no campo da educação e do trabalho", afirma o vereador Sérgio Benassi, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Campinas, um dos articuladores do evento.
O presidente da IMA, Pedro Jaime Ziller, participará da mesa de abertura do evento e de uma mesa redonda com o tema Banda Larga e RMC: Projeto Cidade Digital, no Teatro Luís Otávio Burnier, área interna do CCC, ao lado de Hamilton Bernardes Júnior, prefeito de Pedreira e presidente da RMC, e Marcos de Carvalho Marques, representante do CPqD.
Infraestrutura
A realização do Arena Digital Campinas já trouxe um avanço permanente ao acesso à banda larga para os usuários do Centro de Convicência e para a cidade. A IMA melhorou a estrutura do Programa Campinas Digital instalada no local, que já permitia a conexão wireless em toda área externa do CCC. Com isso, transformou todo o complexo formado pelos teatros de Arena e Luís Otávio Burnier, Sala Carlos Gomes salas e galerias A, B e C, Administração, Orquestra Sinfônica, além de toda Praça Imprensa Fluminense numa estação digital.
Todos os ambientes receberam cabos de fibra óptica ou wireless com acesso livre.
Durante o evento, a IMA disponibilizará um sinal wireless de 15 Mbps (Megabites por segundo). Haverá telecentros disponíveis para oficinas e navegação, mas o usuário pode levar seu laptop, tablet ou celular com conexão à rede.
Outras atividades
Além das palestra, a programação do Arena Digital Campinas abrigará oficinas de redes sociais, tvweb, rádioweb, fotografia e música eletrônica, feira de instalação de software livre, apresentação de projetos tecnológicos e educacionais, telecentros e algumas atividades serão transmitidas ao vivo pela internet.
Organização
O Arena Digital Campinas é organizado pela Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Campinas em parceria com a IMA, Unicamp, CPqD, Ciatec e ONGs, como CDI - Comitê para Democratização da Informática -, Casa de Cultura Tainã, Prouca - Programa Um Computador por Aluno, Associação Campineira de Imprensa, Jovem.Com, Sindicato dos Jornalistas, Centro de Estudos Barão de Itararé e as secretarias municipais de Educação, Cultura, Assistência e Coordenadoria da Juventude. Tem apoio cultural da Sanasa, Agência Click Ideia e Elemídia.