IMA pode implantar Cartão SUS na RMC

17/10/11

O Presidente do Conselho da Região Metropolitana de Campinas e prefeito de Pedreira, Hamilton Bernardes Júnior, afirmou nesta terça-feira, 18 de outubro, em entrevista à Rádio CBN, que está buscando apoio para a implantação do Cartão SUS, documento que pretende identificar automaticamente todos os usuários do Sistema Único de Saúde, em todos os municípios que integram a RMC e que a IMA seria a empresa responsável por esta tarefa.

A entrevista, concedida à jornalista Carolina Rodrigues, âncora do programa CBN Total, destacou a importância da iniciativa e os entraves para que ela seja implementada. Também estimou em cerca de R$ 15 milhões os investimentos necessários para possibilitar a informatização da Saúde nestes municípios.

“A nossa Região Metropolitana conta com 3 milhões de habitantes. Para fazer o acompanhamento e o gerenciamento desta quantidade de pessoas é necessária a informatização. Não é possível mais continuar controlando o atendimento a esta quantidade de pessoas de forma artesanal, com base no papel e anotações manuais. Para encaminhar cada paciente para a sua unidade de forma precisa, nós precisamos de uma rede, de um sistema de gestão”, afirmou Bernardes ao ser questionado sobre como a implantação do Cartão poderia contribuir para a melhoria do atendimento aos usuários do SUS.

De acordo com ele, a informatização tornará o atendimento à Saúde mais eficiente, mais barato e, com isso, contribuirá para melhorar os serviços prestados à população. Esse controle, na sua visão, também é necessário para identificar e quantificar as carências e necessidades de investimentos nas diversas áreas que envolvem o setor.

“Essa ferramenta, por si só, não resolve todos os problemas. Mas, sem ela, fica difícil planejar e agir para resolver o problema da saúde”, disse.
Bernardes destacou que diversos órgãos, como o Governo Federal, a Diretoria Regional de Saúde e os prefeitos dos Municípios estão empenhados nesta tentativa de tornar a RMC pioneira na implantação efetiva do Cartão Nacional do SUS. “Esperamos ser uma das primeiras regiões a ter um gerenciamento único. É lógico que, como toda iniciativa, esta também apresenta dificuldades, mas estamos otimistas e acredito que conseguiremos fazer esta implantação”.

Ao ser questionado porque o gerenciamento do Sistema ficaria a cargo de Campinas, Bernardes responde que “uma das ideias é contratar a IMA para implantação do Sistema. Ela já tem uma história, uma cultura, já implantou o sistema que permite a utilização do cartão em Campinas. Como a IMA já avançou nisso, nós pretendemos contratar a empresa para que faça a implantação na Região Metropolitana, pois ela tem uma estrutura e organização que a deixa preparada para isso.  Queremos que o Governo Federal pague a IMA para realizar esta implantação. Poderia ser uma outra empresa, mas com a IMA é uma empresa pública, com 99% das ações sendo da Prefeitura de Campinas, e tem essa experiência, nós achamos que este seria o caminho normal e mais prático para a gente agilizar esta questão”, avaliou.

 

 

 

 

 

 

Ir para topo