16/09/05
O desenvolvimento de uma solução que permitiu a digitalização e a visualização dos documentos do cadastro do ISSQN e do IPTU da Prefeitura de Campinas no computador, via internet, rendeu à Informática de Municípios Associados S/A (IMA) o prêmio “Melhores do Ano, na categoria “Iniciativa do Ano”, ontem (14/09), durante a realização da Infoimagem 2005.
A Infoimagem é o segundo maior evento do mundo na área de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) e tecnologias correlatas, ficando atrás apenas do organizado pelo AIIM (The Association for Information and Image Management), nos Estados Unidos. No Brasil, o organismo responsável pela certificação da área e organizador da Infoimagem é o Centro Nacional de Desenvolvimento e Gerenciamento da Informação (Cenadem).
“Este prêmio é uma marca importante na história da empresa, pois representa o reconhecimento de que as soluções desenvolvidas na área de GED estão em sintonia com o que há de melhor no Brasil”, destaca Bruno Vianna, presidente da IMA. “São soluções funcionais, flexíveis, adaptadas às necessidades dos clientes e com o custo mais baixo do mercado”, complementa.
Histórico
O analista da IMA responsável pela área de GED, José Ribamar de Carvalho, fez uma pequena retrospectiva sobre o desenvolvimento da solução que acabou recebendo o prêmio.
“Havia uma grande demanda dos órgãos ligados à Secretaria de Finanças, o Departamento de Receitas Mobiliárias (DRM) e o de Receitas Imobiliárias (DRI), respectivamente responsáveis pelo cadastro do ISSQN e do IPTU por uma solução tecnológica que disponibilizasse um atendimento mais ágil e eficaz para os clientes internos, que eram as outras secretarias da Prefeitura, e o externo, ou seja, os cidadãos, através do acesso simultâneo e descentralizado às imagens dos documentos”, explica Carvalho.
Segundo ele, os representantes destes órgãos tiveram uma grande dificuldade em encontrar soluções financeiramente viáveis no mercado. Sabendo da expertise no desenvolvimento de sistemas utilizando software livres, eles procuraram a IMA, que conseguiu desenvolver uma solução completamente funcional, a um preço cerca de 1/3 dos valores que estavam sendo praticados no mercado naquele momento.
Em uma linguagem simplificada, a solução desenvolvida pela IMA permite que documentos sejam digitalizados e visualizados em um computador, através da internet, eliminando a circulação de papel. No jargão técnico este tipo de solução é chamada de Gerenciamento Eletrônico de Documentos.
Benefícios
O auditor fiscal tributário, Paulo Correa Luiz Ferroz, coordenador do Cadastro Mobiliário da Prefeitura de Campinas avalia que, dentre os benefícios mais marcantes da implantação do GED no DRM, vale destaque a redução de custos com pessoal e o aumento na eficiência do órgão. “Por viabilizar a alocação de mais recursos humanos na área de fiscalização, a implantação do GED auxiliou no incremento da ordem de 15% na arrecadação, somente com o ISSQN”, comemora.
O aumento da eficiência a que se referiu Ferroz pode ser evidenciado na diminuição do tempo de atendimento ao cidadão, que antes poderia esperar de 10 minutos a três dias para obter acesso às informações contidas em um documento e, agora, com a implementação da solução, têm acesso instantâneo, em questões de segundos.
Para se ter idéia da importância e do tamanho do trabalho que foi feito junto à Secretaria de Finanças de Campinas, foram digitalizados e indexados cerca de 800 mil documentos (um total de 1,6 milhão de imagens).
A agilidade no atendimento foi ampliada também pelo maior número de índices de pesquisa incluídos na solução. Eles permitem uma recuperação mais rápida da informação. Na situação anterior havia apenas um índice, o número de inscrição. Agora são cinco índices: número de inscrição, cnpj, cpf, razão social ou nome.
Outra vantagem foi a economia na aquisição de licenças de softwares, permitindo acesso simultâneo e descentralizado, sem restrição do número de usuários que acessam a aplicação. O técnico da IMA não tem dúvidas: A nossa solução foi além das oferecidas pelo mercado, justamente por ser a única que previa a redução de investimentos em software, por utilizar ferramentas livres, e disponibilizar as informações através da web”, conclui Carvalho.
De acordo com Antonio Paulo de Andrade e Silva, diretor do Cenadem, foram estas características que levaram a IMA ao prêmio.“O governo Federal está convencido e empenhado na ampliação do uso do software livre. No que se refere ao GED, muitas vezes o preço das soluções desestimula quaisquer iniciativas de implementação, principalmente no que diz respeito às licenças. A solução da IMA começa a inverte essa lógica”. Para Andrade e Silva, o uso do software livre deve viabilizar projetos em diversos órgãos e instituições no Brasil que podem ter sido abandonados devido aos custos elevados.
O presidente da IMA ressalta que esta a IMA está, agora, oferecendo sua solução de GED ao mercado, não só para prefeituras e órgãos públicos, mas também empresas privadas que necessitem visualizar seus documentos no computador.
Na foto, o presidente da IMA, Bruno Vianna (dir.), com Ribamar Carvalho, da área de GED, seguram o prêmio conquistado junto ao Cenadem.