IMA recebe R$ 9,5 mi para investir no Parque Tecnológico

17/08/2022 - A IMA – Informática de Municípios Associados, empresa de tecnologia da Prefeitura de Campinas, foi beneficiada com o repasse de R$ 9,5 milhões feito pela Finep – Financiadora de Estudos e Projetos, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação.

O recurso será utilizado para a edificação do prédio onde será instalada a sede do parque, aquisição de mobiliários e todos os equipamentos necessários para iniciar o funcionamento imediatamente após a conclusão da obra.

O prédio foi projetado para abrigar até 25 empresas entre salas individuais e co-working. Também está projetada a criação do FabLab, laboratório de prototipagem e teste de soluções que será indispensável para que as empresas criem seus protótipos e possam demonstrar para futuros clientes e investidores.

“Além da sede do Parque, contamos com quase 200 mil metros² de área para abrigar empresas de base tecnológica. A construção da sede do Parque é o primeiro passo para o que projetamos ser um celeiro de inovações”, explica o presidente da IMA, Elias Tavares.

Com esse recurso será possível a efetiva implantação do Parque Tecnológico de Campinas. A área onde o Parque será implantado está reservada para essa finalidade desde 1986 e fica localizada às margens da Rodovia Dom Pedro I.

Em 2019 a Prefeitura de Campinas doou esse terreno para que a IMA implantasse o Parque, já que essas atividades foram assumidas pela empresa em 2018, com a incorporação da CIATEC.

“Com a instalação do núcleo esperamos tornar a área do Parque mais atrativa para empresas e investidores públicos e privados. Para Campinas, essas ações representam maior oferta de empregos e geração de conhecimento, além, claro, de ampliar as receitas do município. Nossa estimativa é em 5 anos chegar a 46 empresas instaladas no Parque, que serão responsáveis por gerar quase mil empregos diretos”, afirma Tavares.

Campinas já possui alguns parques tecnológicos, mas nenhum com foco em soluções para Cidades Inteligentes. “Estamos vendo a tecnologia avançar rapidamente em muitos setores, mas quando falamos de soluções voltadas para cidades, muitas não conseguem ser eficientes em ambientes reais. Nossa parceria com a Prefeitura de Campinas permitirá o desenvolvimento de soluções em living labs ou sandbox regulatório”, explica.

Segundo Elias, a meta é construir mais um elo no ecossistema Campineiro, tornando-se o ambiente ideal para geração de inovações e exploração de novas tecnologias que atendam principalmente necessidades das cidades brasileiras. “Trabalhando juntos e unindo forças, esperamos contribuir fortemente para que as cidades tornem-se cada vez mais humanas, inteligentes e sustentáveis”, finaliza o presidente da IMA.

 

 

 

 

 

 

Ir para topo