11/09/2008
A Informática de Municípios Associados S/A (IMA) recebeu nesta quinta-feira, 11 de setembro, uma delegação com 22 diplomatas brasileiros, que participam do 2º Curso sobre Cooperação Internacional em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) organizado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE). Este curso tem o objetivo de promover uma reflexão sobre o papel da política externa em CT&I, capacitando os diplomatas a compreender as políticas públicas desenvolvidas nesta área nas diversas regiões do País e, a partir dai, desenvolver ações que estimulem a cooperação internacional.
Como parte das atividades do curso, os diplomatas estão visitando institutos de pesquisa e desenvolvimento, parques tecnológicos e universidades com relevante atuação em CT&I, em Campinas, Manaus, Recife, Rio de Janeiro, e São José dos Campos.
Para o presidente da IMA, Bruno Vianna, o evento foi uma oportunidade para que os diplomatas conhecessem os avanços tecnológicos desenvolvidos pela empresa com o objetivo de tornar os governos mais ágeis e eficientes. “Essas soluções não precisam beneficiar somente os cidadãos de Campinas, mas podem ser compartilhadas com outros municípios brasileiros e do Exterior”, afirmou.
Representantes de diversos órgãos da Prefeitura Municipal de Campinas também participaram do evento e buscaram demonstrar o impacto que o desenvolvimento e utilização de soluções tecnológicas provocam na Administração Pública. Após as apresentações, os visitantes puderam conhecer as instalações da IMA e as soluções desenvolvidas nas áreas de Gerenciamento Eletrônico de Documentos, Atendimento ao Cidadão, Educação e Saúde.
A conselheira chefe do setor de Cooperação Internacional da Embaixada Brasileira na Colômbia, Maria Cristina Martins, se mostrou muito interessada nestas soluções. “Participar deste curso está sendo muito positivo, pois nos possibilita conhecer o que é feito no Brasil na área tecnológica. A partir daí, a embaixada pode facilitar o intercâmbio entre os dois países”. Para Maria Cristina, no que diz respeito à área de CI&T, o Brasil é um modelo a ser seguido na América do Sul. “As soluções da IMA desenvolvidas especificamente para governos podem perfeitamente se ajustar a cidades como Bogotá, Cali ou Medellín. No que depender de nós vamos estimular este intercâmbio”, acrescenta.
Um dos organizadores do curso, Álvaro Galvani, segundo secretário na Divisão de CI&T do Itamaraty, elogiou a capacidade da IMA em promover soluções inovadoras. “A IMA representa o que estamos procurando fazer no Brasil nesta área, transformando conhecimento tecnológico puro em produtos que tenham aplicações práticas. Sem dúvida é um case de sucesso na área pública”.
Já o 1o secretário da embaixada de Pretoria, na África do Sul, Fernando Sena, avaliou que o país africano tem um interesse estratégico em estreitar o intercâmbio na área tecnológica com o Brasil. “Há um potencial para que nós ofereçamos soluções que já obtiveram sucesso aqui aos sul-africanos, pois é um mercado em expansão e também interessa ao Brasil fortalecer parcerias com países em desenvolvimento no Eixo Sul-Sul,” afirmou, incluindo também a Índia na lista de parceiros prioritários.
Em Campinas, além da IMA, os diplomatas também visitaram o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron e a Unicamp. Dois deles trabalham no MRE, em Brasília, e 20 chefiam os Setores de Ciência e Tecnologia em embaixadas de países de quatro continentes:
:: América: Bogotá, Caracas, La Paz, Lima, Quito, Buenos Aires, Montevidéu, São Francisco (EUA) e Washington;
:: Europa: Berlim; Londres; Moscou, Lisboa e Bruxelas (União Européia);
:: Ásia: Tóquio e Nova Delhi;
:: África: Pretória, Praia e Maputo.
Internacionalização
A visita dos diplomatas do MRE é mais uma etapa no processo de busca de inserção da IMA no mercado internacional, que teve início com a participação da empresa no Brasil Tech 2008 – Tecnologia Brasileira para a África do Sul, que aconteceu entre os dias 26 e 29 de maio deste ano.
A grande receptividade dos sul-africanos com relação às soluções da IMA levou a empresa a fechar parceria com a Universal Communications Services Ltda (Ucoms) para disputar licitações na Àfrica do Sul e gerou uma visita de uma missão composta por diversos técnicos da Gauteng Shared Service Centre, empresa pública da província sul-africana de Gauteng, no dia 14 de julho.
Representantes da embaixada da Holanda e empresários da Venezuela também já buscaram conhecer com maior profundidade as soluções desenvolvidas pela IMA para possível utilização em seus países.