18.06.2013
A IMA - Informática de Municípios Associados S/A - sediou, terça-feira, 18 de junho, o 55º encontro SPIN-Campinas. O evento realizado no auditório contou com a participação de profissionais de diversas empresas do segmento de TI da região, dentre elas: Instituto de Pesquisas Eldorado, Samsung, Venturus, SIDI, Matera Systems, EMDEC, Unicamp, Sednasoft, CPqD e Ci&T.
O SPIN - Software and Systems Process Improvement Network - é uma rede composta por indivíduos interessados em promover o aperfeiçoamento das práticas de Engenharia de Software e Sistemas e foi originalmente proposto pelo SEI (Software Engineering Institute). Os grupos se organizam por região geográfica e promovem reuniões periódicas visando a troca de experiências em programas de melhoria de processo de software.
O objetivo do SPIN-Campinas é divulgar eventos e também ser um fórum de discussões sobre melhoria de processo de desenvolvimento de sistemas, software e qualidade em geral, promovendo a troca de experiência(s) entre seus participantes. Nesta edição, foram realizadas três palestras abrangendo o tema “Coaching”.
A primeira palestrante, a Analista de Sistemas e Coach pessoal e profissional, Adela Romero Alvarez fez uma apresentação sobre o tema “O que é Coaching”, e na oportunidade abordou os conceitos, suas aplicações e os benefícios que os profissionais podem obter com esse processo.
Já o Engenheiro e Coach, Carlos Antônio Hoyos, abordou o assunto “Coaching na prática: aumentando o desempenho e a satisfação do ser humano”, que trata sobre o processo de Coaching e como esta parceria promove o aumento de desempenho e satisfação das pessoas através da responsabilidade pessoal e da busca contínua da excelência e efetividade, dentro e fora do ambiente de trabalho.
A Psicóloga, Educadora e Coach pessoal e profissional, Teresa Cristina Bretones, ministrou sobre “O Coaching como parceiro do profissional de TI: elevação da performance profissional e conquista de metas”, e abordou como usar o Coaching para identificação de objetivos, e missão da empresa e do profissional de TI. O processo Coaching como ferramenta para elevar a performance dos profissionais de TI através da identificação e do uso pleno das competências pessoais, de gestão e profissionais. Também apresentou um estudo de caso do uso do processo Coaching numa empresa de serviços de TI.