25.03.2014
A IMA - Informática de Municípios Associados S/A - sediou terça-feira, dia 25 de março, o 58º encontro do SPIN-Campinas. O evento foi realizado no auditório e contou com a participação de profissionais de diversas empresas da região, não só do segmento de TI, dentre elas: Samsung, Embrapa, CPFL, Instituto Eldorado, Venturus, CPqD, Matera Systems e Synchro.
O SPIN - Software and Systems Process Improvement Network - é uma rede composta por indivíduos interessados em promover o aperfeiçoamento das práticas de Engenharia de Software e Sistemas e foi originalmente proposto pelo SEI (Software Engineering Institute).
O SPIN-Campinas é composto por 6 representantes voluntários que promovem reuniões periódicas visando a troca de experiências em programas de melhoria de processo de sistemas e software. O Grupo de Coordenação, com o apoio de empresas da região de Campinas-SP que patrocinam o café e cedem o local para o encontro, reúne profissionais que queiram apresentar seu trabalho e proporcionar a troca de experiência, sem propósito comercial ou retorno financeiro.
Nesta edição, foram realizadas três palestras abrangendo o tema “Gestão de Riscos”. O primeiro palestrante, Fábio Madureira, é Supervisor de Projetos de Pesquisa na Samsung e apresentou os conceitos primários em gestão de riscos, além de uma rápida abordagem das principais metodologias e práticas de mercado que tem a gestão de riscos como área de conhecimento, expondo suas principais características e eventuais lacunas quando se planeja uma gestão de riscos em projetos de pesquisa.
A segunda palestra foi sobre riscos em projetos ágeis e foi apresentada pelo Product Owner da Synchro, Alan Adiwardana, que expôs sobre a “disrupção digital” que vem desafiando severamente os projetos de TI. Foi apresentada uma nova forma de gerenciamento de projetos e abordagem de riscos através de metodologias ágeis para nos prepararmos para essa nova realidade.
E por último, tivemos a palestra da Coach, PMP e Neuroanatomista Clínica, Solange Aguilera, da IBM, que apresentou estudos em neurociência que revelaram algumas das maneiras em que o cérebro funciona e como podemos aplicar essas descobertas e conceitos no gerenciamento de riscos. Explicou também que com o entendimento de como funciona o cérebro e as pessoas, pode-se lidar melhor com o gerenciamento de riscos, componente essencial para o sucesso dos projetos, das atividades no mundo corporativo e das decisões pessoais.
Todas as apresentações desse encontro podem ser consultadas na íntegra no site do SPIN-Campinas (https://sites.google.com/site/spincps/encontros_anteriores).
Para quem quer conhecer mais sobre o SPIN-Campinas, seguem os contatos:
Facebook - http://www.facebook.com/spincampinas
Linkedin - http://www.linkedin.com/groups?gid=4835724&trk=myg_ugrp_ovr
Lista de Discussão - http://groups.yahoo.com/group/spin-campinas
Para se cadastrar na lista, envie um e-mail para: spin-campinas-subscribe@yahoogroups.com
Para enviar mensagens para os membros da lista, envie um e-mail para:
spin-campinas@yahoogroups.com