IMA será gestora de tecnologia para a PMC

04/01/05

A Informática de Municípios Associados S/A (IMA) deve ser fortalecida e tornar-se o braço tecnológico da Prefeitura de Campinas na gestão do prefeito Hélio de Oliveira Santos.

A visão estratégica do novo governo e os primeiros desafios propostos à empresa foram transmitidos em uma reunião com todos os funcionários da IMA, nestas segunda e terça feiras (03 e 04 /01), pelo novo presidente da instituição, Bruno Vianna.

Na ocasião, Vianna também apresentou alguns nomes que comporão a diretoria da empresa, como o novo diretor técnico Edison Moreira Carlson.

Durante a reunião, o novo presidente da IMA enfatizou a expectativa do prefeito com relação ao papel que a empresa deve adquirir ao longo deste governo.

"A IMA terá o papel de integradora do parque tecnológico da Prefeitura de Campinas, será o braço tecnológico do Executivo Municipal. Nesse sentido, o prefeito Hélio já tem nos demandado, em função do resultado que ele espera das diversas Secretarias, uma série de soluções tecnológicas que tornem a máquina pública mais ágil e eficiente", afirmou Vianna, destacando que o foco da empresa tem que ser a qualidade dos serviços, revertendo sempre em benefícios para a população do Município. "A IMA será o elemento catalisador da modernização que a Prefeitura e os cidadãos de Campinas tanto precisam".

De acordo com Vianna, a prioridade maior da IMA será atender às necessidades do Município, sem no entanto deixar de buscar a ampliação da carteira de clientes da empresa, gerando maior receita e desenvolvimento para a instituição.

"A IMA já percorreu um bom caminho, desenvolvendo produtos em software livre de grande viabilidade comercial, principalmente junto ao setor público. Iremos criar uma área comercial com o objetivo de profissionalizar o relacionamento com a Prefeitura e também vender estas soluções já produzidas. A busca de parcerias com outras instituições para desenvolvermos novos produtos ou aprimorarmos os que já existem também é uma alternativa importante para garantirmos o fortalecimento da empresa", avalia o novo presidente.

Vianna destacou que a IMA ainda precisa resolver dois grandes problemas, que são obstáculos ao desenvolvimento pleno do plano de modernização tecnológica da Prefeitura. O primeiro problema é o Sistema de Informações Municipais, que foi adquirido, em 2001, pela Prefeitura, da Fatec, fundação ligada à Universidade Santa Maria-RS. A implantação e o gerenciamento deste sistema tem consumido cerca de 50% do quadro de profissionais técnicos da empresa, o que atrapalha o atendimento de outras necessidades importantes da Prefeitura e o desenvolvimento de novos projetos.

A outra dificuldade é o estado precário em que se encontra a rede de dados da Prefeitura de Campinas, o que a torna vulnerável a ataque de vírus e inviabiliza o acréscimo de novos equipamentos e funcionalidades ao sistema de informações do Paço Municipal.

"Contamos com o apoio dos trabalhadores da empresa para concentrarmos esforços e resolvermos estes dois problemas o mais rápido possível. Para que a modernização administrativa da Prefeitura ocorra, é imprescindível que ela tenha uma rede de dados e um sistema de gestão financeira confiáveis", diagnosticou Vianna.

O diretor presidente da IMA afirmou, ainda, que pretende, em tudo que não contrariar a legislação, administrar a instituição como uma empresa privada, buscando sempre o melhor desempenho econômico e financeiro. Para tanto, além de objetivar a ampliação de receitas, ele vai se empenhar na redução de custos e otimização na utilização de recursos humanos e materiais.

 

 

 

 

 

 

Ir para topo