25/10/2012
A Informática de Municípios Associados S/A está participando ativamente do I Congresso da Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI (CIBSS), evento organizado pela Softex (Sociedade Brasileira para Promoção da Exportação de Software), que acontece de 22 a 27 de outubro, em Itupeva, município localizado a 40 Km de Campinas.
O CIBSS tem a finalidade de fortalecer e incrementar a competitividade da indústria brasileira de software e serviços de tecnologia da informação (TI) através da promoção de uma ampla discussão dos desafios enfrentados pelo setor e da busca por identificação de soluções.
De acordo com a Softex, a expectativa é de que, até o próximo sábado, o evento reúna cerca de 400 pessoas, entre pesquisadores universitários, gestores governamentais e empresários.
Na programação estão previstas palestras, painéis, minicursos, além de apresentação de ferramentas e rodada de negócios, com exposição de produtos e serviços.
GIPS
Entre as ações da IMA desenvolvidas no Congresso, está a apresentação de uma ferramenta de suporte ao planejamento, execução e monitoramento das atividades de projetos de software desenvolvida pela empresa e batizada de GIPS (Gestão Integrada de Projeto de Software).
O analista de sistemas da IMA, Jorge Cruz, apresentou o funcionamento da ferramenta aos participantes do evento, enquanto que o gerente de Arquitetura e Desenvolvimento de Software, Márcio Ricardo, proferiu a apresentação técnica.
“A utilização de informações desatualizadas, redundantes ou inconsistentes podem atrapalhar o desenvolvimento de um projeto de software. Desta forma, uma ferramenta integrada que facilite a gestão deste processo, como é o caso do GIPS, pode contribuir enormemente para melhorar a eficiência e eficácia do trabalho dos desenvolvedores”, explica Ricardo.
Ele destaca que a ferramenta deu suporte ao planejamento e controle da execução das atividades necessárias para obtenção do Nível D do MPS.BR pela IMA em 2011 e, agora, ajuda a alavancar as melhorias planejadas e em desenvolvimento na empresa.
Em maio do ano passado, a IMA tornou-se a única empresa no País, pública ou privada, a obter a avaliação nível D no MPS-BR (Melhoria de Processos de Software Brasileiro), que atesta a utilização das melhores práticas internacionais no desenvolvimento de sistemas.
Vitrine
O evento também está sendo uma vitrine para as diversas soluções desenvolvidas pela IMA. Ribamar Carvalho, consultor de negócios da IMA, esteve no Congresso, nos dias 24 e 25, apresentando os softwares criados pela empresa especialmente voltados para resolver os problemas da administração pública em diversas áreas, como Saúde, Educação e Atendimento ao Cidadão.
“Embora os participantes do Congresso não configurem o público-alvo para as soluções da empresa, a exposição das nossos produtos está sendo positiva, pois levamos ao conhecimento dos participantes, geralmente técnicos da área, a nossa experiência, abrindo perspectivas para o intercâmbio tecnológico e ampliando o conhecimento da marca junto ao setor”, avalia Carvalho.
De acordo com ele, alguns participantes levaram material de divulgação da IMA para suas instituições, sendo que duas delas já entraram em contato para obter mais informações sobre o GIPS e sobre a solução de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), que permite a digitalização, a indexação e a recuperação de imagens e documentos na tela do computador.
Além destas inciativas, desenvolvedores e analistas da IMA também têm participado das palestras e dos cursos oferecidos pelo CIBSS, que, em sua primeira edição, já assumiu um importante papel como catalisador das discussões que envolvem a produção de software no Brasil.