02/09/2005
O novo modelo de gestão adotado pela direção da Informática de Municípios Associados S/A (IMA) já começa a mostrar seus efeitos em áreas onde a empresa nunca havia se aventurado. Em um espaço de menos de 20 dias, a IMA participou de quatro processos licitatórios, vencendo dois integralmente e um parcialmente, todos referentes à área de serviços gráficos (veja texto abaixo).
“Foi a primeira vez que a participamos de um processo deste tipo, competindo de igual para igual com outras empresas do mercado na busca pela ampliação de nossa carteira de clientes”, analisou o diretor administrativo-financeiro da empresa Luiz Ayabe.
A primeira experiência, lembra Ayabe, foi um verdadeiro aprendizado. “Tivemos que preparar toda a documentação e aprender como conduzir um processo que era completamente estranho para nós”, conta, referindo-se a uma licitação aberta pela Sanasa, que não foi vencida pela IMA, mas que permitiu que a empresa adquirisse o know-how que tanto necessitava.
Embora a primeira tentativa não lograsse êxito, os processos seguintes foram bem sucedidos. Foram vencidas duas licitações feitas pela Emdec, uma para impressão de folheteria interna e outra para a impressão do Jornal do Ônibus, esta última ocorrida nesta quinta-feira (01/09).
A outra vitória foi parcial: de 48 ítens colocados em disputa em pregão pela Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Campinas, a IMA venceu três, que correspondem a cerca de 10% do valor total em disputa. No total, estes contratos representam cerca de R$ 60 mil.
Para o diretor da IMA, mais do que o aporte financeiro, o fato de vencer as licitações deixa claro que a empresa tem preços competitivos e está em condições de conquistar seu espaço no mercado. “Em uma destas licitações, o preço de nossa proposta ficou 40% abaixo do segundo colocado, desmistificando a idéia de que nossos preços não são compatíveis com o que se pratica em outras empresas”, lembra.
A área comercial também comemora os resultados. “Foi um grande aprendizado, que certamente vai contribuir para futuras conquistas”, avalia Ana Prado, gerente comercial da IMA.
Ela também destaca o fato de que, ao se habilitar e vencer estas disputas, fica claro que a empresa está com toda a sua documentação em ordem, outro reflexo da nova maneira de administrar a IMA, que visa torná-la mas ágil, eficiente e lucrativa.