05/03/2012
Técnicos da Informática de Municípios Associados S/A (IMA) estiveram em Arcos (MG), para conhecer a experiência daquele município com a implantação de uma rede WiMAX, que abrange aproximadamente 90% da sua área urbana.
Embora seja de pequeno porte, com cerca de 35 mil habitantes, Arcos foi o primeiro município em Minas Gerais e um dos primeiros do país a implantar uma rede utilizando a frequência de 3,4 GHz, licenciada pela Anatel para projetos de Prefeituras visando a inclusão digital e a modernização administrativa.
A partir da obtenção de uma licença pela Prefeitura de Campinas junto à Anatel para a exploração de Serviço Limitado Privado, no final do ano passado, a IMA passou a coordenar a implantação de uma rede semelhante em Campinas.
“Temos a expectativa de que a Rede que vamos implantar em Campinas seja umas 60 vezes maior que a de Arcos, mas foi importante conhecer esta experiência pioneira, buscando informações sobre a estabilidade e a confiabilidade da tecnologia”, avaliou Luiz Reis, engenheiro de telecomunicações da IMA. De acordo com ele, a Rede do município mineiro foi implantada há quatro meses e, desde então, não apresentou nenhum problema em sua operação.
Os técnicos da IMA forma recebidos pelo prefeito Claudenir José de Melo, pelo secretário da Fazenda Cleomar Geraldo da Silva e pelo diretor de Informatização João Luís Maia.
Sistemas de gestão
O analista de negócios da IMA Ribamar Carvalho aproveitou a viagem para demonstrar alguns dos sistemas desenvolvidos pela IMA para os gestores de Arcos.
“A Prefeitura de Campinas possui um grande acervo de softwares para gestão de toda administração municipal e está a procura de um bom modelo de infraestrutura de rede para trafegar toda esta informação. Arcos, por sua vez, possui uma infraestrutura de rede, licenciada, de ultima geração servindo de modelo para todo o Brasil, mas carece de aplicativos para informatizar os procedimentos administrativos”, explicou Carvalho.
Das soluções apresentadas, o Imaged, que permite a digitalização e recuperação de documentos na tela computador, o SIGA-Saúde, que automatiza diversos procedimentos nas unidades descentralizadas de Saúde, foram os que mais chamaram a atenção dos gestores mineiros. Os gestores da área da Educação também gostaram do Gales, que gerencia o programa de alimentação escolar.
A rede em Campinas
A Rede WiMAX permite, a partir de uma estação de rádio base, conectar um ponto a múltiplos outros pontos, ou seja, conecta o usuário final à rede digital de Campinas, que está sendo construída pela empresa. Pelo projeto, com a instalação de 13 estações é possível abranger cerca de 90% da área urbana do município.
A expectativa é que a utilização da rede WiMAX possibilite aumentar a banda disponível para cada centro de saúde em Campinas de 1 para 3 Mbps. Escolas, telecentros, órgãos de segurança e administrativos também serão beneficiados.