29/09/2009
Em virtude de impugnações apresentadas ao edital de licitação para pré-qualificação de empresas capazes de prestar serviços de comunicação de dados IP Ponto a Ponto (Rede Wan), a Comissão de Licitações da Informática de Municípios Associados S/A (IMA), decidiu suspender temporariamente o procedimento licitatório em curso.
A intenção da Comissão é reavaliar e alterar o edital a partir dos questionamentos recebidos. Estes questionamentos apontavam os prazos estipulados no edital para a ativação dos serviços de conexão em redes como inadequados.
A Comissão de Licitações da IMA julgou a argumentação plausível e, em conseqüência, decidiu pela suspensão temporária da licitação. Com o objetivo de aumentar a competitividade e evitar que o edital seja um fator de restrição à participação de todas as empresas interessadas, decidimos reavaliar os seus termos. Em breve, publicaremos um novo edital e, então, retomaremos a licitação, afirmou Erika Sobral de Souza, presidente da Comissão de Licitações da IMA.
O objetivo final desta licitação é a reestruturação da rede que dá suporte à transmissão de dados e voz entre as unidades da Prefeitura, visando o aumento de qualidade e otimização nos custos.
O processo de licitação teve início em junho, com a realização de uma audiência pública, na qual representantes de 12 fornecedoras de serviços e equipamentos na área de telecomunicações puderam conhecer mais profundamente as necessidades da Prefeitura Municipal de Campinas (PMC) neste campo e, a partir daí, apresentar sugestões, seus equipamentos e suas tecnologias.
Estas sugestões foram incorporadas em documento, que ficou disponível no site da empresa para consulta pública e, após nova rodada de contribuições dos fornecedores, embasou a elaboração de um edital de licitação, que foi publicado em 27 de agosto, nas edições dos Diários Oficiais do Município de Campinas e do Estado de São Paulo, além do jornal Folha de S. Paulo.