Invasão não provoca danos em banco de dados

12/03/2012

 

Os técnicos da Informática de Municípios Associados S/A (IMA) fizeram uma varredura nas “pegadas digitais” deixadas pelos responsáveis pelo ataque virtual feito contra o portal da Prefeitura Municipal de Campinas na noite do último sábado e constataram que eles ocorreram através de um programa que gerencia a publicação de notícias no site.

Os ataques tiveram início na noite de sexta-feira e somaram cerca de 28 mil tentativas de invasão. Para se ter uma ideia do que isso significa, em média, a equipe de segurança de redes da IMA evita, diariamente, 3 mil tentativas de acessos ilegais.

De acordo com os profissionais da área de segurança de redes, os pontos de fragilidade na segurança já foram detectados e as providências para corrigi-los foram tomadas.

Com o ataque, a partir da madrugada do sábado, os invasores conseguiram alterar algumas notícias publicadas no portal e redirecionaram o acesso de quem buscava entrar na página da Prefeitura para um site de um grupo de hackers que tem reivindicado ataques contra páginas oficiais de governos e bancos.

Tão logo o ataque foi identificado, o site da Prefeitura foi tirado do ar e, após ações emergenciais para restabelecer a sua integridade, voltou a ser disponibilizado na Internet, por volta das 16 horas do domingo.

É importante notar que os ataques não foram nos servidores da IMA e, portanto, não houve nenhum tipo de dano ou prejuízo ao banco de dados que agrega as informações da Prefeitura.

Nesta segunda-feira, 12/03, representantes da empresa abriram um Boletim de Ocorrência junto à 13a Distrito Policial, no Cambuí.


Portal da Prefeitura tem uma média de 20 mil acessos diários

O Portal da Prefeitura Municipal de Campinas tem uma média de 20 mil acessos diários. A página mais acessada é a do Diário Oficial do Município que, desde agosto do ano passado, deixou de circular em sua versão impressa e passou a ser disponibilizado somente através da Internet, com assinatura digital, o que atesta a sua validade jurídica.

Em segundo lugar entre as mais acessadas está a página da Secretaria de Finanças, com diversos serviços oferecidos, como informações tributárias, emissão de certidões e impressão de formulários. As páginas de notícias ocupam o terceiro lugar na preferência dos internautas que acessam o Portal. Em quarto, encontramos a página do Serviço de Atendimento ao Cidadão -156 e, em quinto, a do Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT).

Quanto à origem dos acessos, 99,28% são feitos de municípios brasileiros, sendo que as cinco cidades que mais abrigam internautas que visitaram o site são Campinas, São Paulo, Sorocaba, Piracicaba e Americana. 

 

 

 

 

 

 

Ir para topo