20/6/2016
A IMA (Informática de Municípios Associados) firmou um termo de cooperação técnica para a implantação de uma plataforma que deverá otimizar o uso da frota da Prefeitura Municipal de Campinas. O termo foi assinado na semana passada pelo presidente da IMA, Fábio Pagani, com a startup OptMove, desenvolvedora do software, denominado “Leva eu”. O serviço terá custo zero para o município já que, através do termo, a empresa cede a licença por tempo indeterminado para que a IMA agregue desenvolvimento à plataforma.
O objetivo é gerar economia e eficiência no uso da frota, já que o software fará toda a gestão de logística do serviço. A prefeitura dispõe de mais de 200 veículos para uso dos setores administrativos. O programa prevê a utilização do sistema através de interfaces voltadas para o administrador da frota, para o motorista e para os usuários, que neste caso, serão os próprios funcionários municipais. Pelo celular, os usuários poderão efetuar o agendamento do uso do veículo e o sistema fará o cruzamento de dados para otimizar as rotas. Com isso, a expectativa é reduzir o custo com combustível, além de garantir agilidade no atendimento e maior aproveitamento do serviço dos motoristas.
“É uma plataforma de gestão de demanda de viagens, de modo a simplificar e aumentar a eficiência da frota”, disse o diretor executivo da OptMove, Ricardo Vitório. “O sistema consegue aumentar o compartilhamento de viagens e veículos e, dessa forma, aumentar a eficiência e reduzir custos para as organizações”.
Ele explicou que os usuários vão solicitar o transporte por meio do aplicativo e pela plataforma web, após cadastramento. A solicitação será direcionada para o gestor de viagens, para autorização. “Vai aumentar a ocupação dos veículos e diminuir o trabalho porque tudo será feito de forma automática”, afirmou o diretor. “O usuário terá um feedback rápido sobre a solicitação de viagens e poderá fazer o rastreamento do veículo pela plataforma também”.
Para o presidente da IMA, Fábio Pagani, soluções inteligentes como o aplicativo “Leva eu” auxiliam no trabalho da busca pelo respeito com o dinheiro público e com a qualidade de vida do cidadão.
A frota administrativa da própria IMA, composta por sete veículos, servirá como piloto do programa, que já deverá adotar nos próximos dias. Em seguida, o modelo será implantado no Departamento de Transporte da Prefeitura. Depois dos primeiros meses de teste, será possível apresentar um balanço sobre a redução dos custos. A ideia é que o sistema seja expandido, futuramente, para outros setores da Prefeitura.