11/07/2006
A memória sobre como se processou a evolução da informatização na Prefeitura de Campinas está sendo resgatada no livro Da cibernética ao e-government - a evolução das soluções tecnológicas em 30 anos de IMA, que será lançado nesta quinta-feira (13/07), às 14 horas, durante o Seminário Informática no setor Público – Desafios e Perspectivas, no Salão Vermelho da Prefeitura Municipal de Campinas. O lançamento do livro faz parte das atividades em comemoração dos 30 anos da Informática de Municípios Associados S/A (IMA).
A IMA é uma empresa de economia mista criada, em 09 de julho de 1976, com a missão inicial de promover serviços de processamento de dados para o Município de Campinas.
Ao longo dos seus 30 anos, a IMA atravessou períodos de grande turbulência e momentos de excepcional produtividade. Muitas soluções pioneiras e inovadoras marcaram a sua existência. É justamente esta história que este livro procura resgatar. Para compor um relato dessa trajetória, foram entrevistados onze dos 15 ex-presidentes da empresa, o presidente atual e funcionários que não estão mais na IMA ou que ainda se mantém na ativa. Também foram pesquisados os textos jornalísticos com informações que ajudassem a compreender o impacto da Tecnologia da Informação na Administração Pública Municipal.
A contextualização das informações leva o leitor a revisitar não só os momentos mais marcantes da história da informática, mas também o cenário político de Campinas nas últimas três décadas.
“Ter a oportunidade de rever a trajetória da Informática de Municípios Associados S/A é muito gratificante, neste momento especial em que a empresa comemora seus trinta anos e caminha para sua maturidade empresarial. Tal resgate deixa muito clara a importância da IMA para o município de Campinas, bem como sua enorme vocação para contribuir com outros municípios, corroborando o acerto de seu ato de criação, já com um direcionamento que extrapolava as fronteiras de seu município-mãe”, avalia Bruno Vianna, presidente da IMA.
Para Vianna, ao se resgatar a história da empresa, um aspecto fica evidente: o papel estratégico que ela tem desempenhado na melhoria dos serviços públicos. “Apesar de minha origem na iniciativa privada, estou convencido de que é ilusório acreditar que empresas privadas sozinhas sejam capazes de servir melhor os municípios; a própria legislação impede um comprometimento de longo prazo com as causas e órgãos públicos”, comenta o presidente da IMA ao avaliar a importância da IMA para Campinas.
Histórico
A Informática de Municípios Associados S/A é uma empresa de economia mista, criada em 9 de Julho de 1976 com o objetivo de realizar o processamento de dados para a Prefeitura de Campinas, para empresas e autarquias a ela ligadas, além de outros Municípios da região.
A partir de meados da década de 1980, ela passou também a oferecer soluções que contribuíam para a melhoria da gestão administrativa e do atendimento à população, sendo pioneira no desenvolvimento de sistemas como o Serviço 156, uma linha direta entre os cidadãos e o Poder Público. Outras soluções desenvolvidas naquele período, que permitiam a otimização no agendamento de consultas nos Centros de Saúde e o controle do fluxo de ônibus em Campinas, também foram inéditas e inovadoras.
Paralelamente, a empresa continuou prestando serviços na área de Processamento de Dados para Prefeituras e empresas. Em 1982, ela passou a ser responsável pela Imprensa Oficial de Campinas, editando o Diário Oficial do Município. A partir daí começou a desenvolver atividades também na área de Serviços Gráficos.
Na primeira metade da década de 90, a empresa se tornou referência nacional em tecnologia de geoprocessamento, lançando, em outubro de 1992, o Imageo, uma base cartográfica do Município de Campinas com informações georeferenciadas. Este foi o primeiro produto comercializado pela IMA.
No final dos anos 90, impulsinonada pela necessidade de se preparar para enfrentar o Bug do milênio, a empresa iniciou a migração de seus sistemas para plataforma baixa, investindo na microcomputação.
A partir de 2001, com o desenvolvimento de soluções baseadas em ferramentas de desenvolvimento livres, ela conseguiu alcançar um novo patamar tecnológico.
Desde 2005, a empresa vem buscando ampliar sua participação no mercado, transformando suas soluções em produtos, que estão disponíveis para atender a outros municípios, pois são flexíveis e facilmente costumizáveis às necessidades peculiares de cada cliente. Entre estes sistemas destacam-se o Integre, para gestão de redes escolares, o Gales, para gestão da Alimentação Escolar, ambos fortemente direcionados ao setor público, e o Gerenciamento Eletrônico de Documentos, voltado para atender às demandas dos setores público e privado.
Para além destas soluções, já maduras e sendo comercializadas com outros clientes, a IMA, que conta com aproximadamente 150 funcionários, possui mais de 45 sistemas em operação para a Prefeitura de Campinas. Também está capacitada para desenvolver novas soluções, a partir das necessidades de seus clientes.