17/04/2012
Os agentes de saúde do Centro de Saúde Santo Antônio, unidade que está sediando um projeto piloto que visa transformá-lo em modelo no que diz respeito ao uso da Tecnologia da Informação e Comunicação, receberam nesta segunda-feira, 16 de abril, dez netbooks, equipamentos especialmente desenvolvido para acesso móvel à Internet.
Além de receberem os dispositivos, um para cada agente, eles também participaram de um treinamento sobre como conectar o aparelho através da tecnologia 3G, modo de utilização quando em atividades externas ao CS, e por meio da tecnologia Wi-Fi, conexão que deverão utilizar quando estiverem na área do Santo Antônio.
Os netbooks serão utilizados, principalmente, durante as visitas que os agentes de saúde realizam nas casas de pacientes acamados, recém-nascidos e em busca de focos de dengue.
“Os Netbooks vão facilitar muito nosso trabalho”, avalia Jacqueline Rufino Maris, agente de saúde na unidade. De acordo com ela, hoje, durante as visitas que realizam, os agentes de saúde recolhem uma série de informações, que são anotadas em papel. Ao final do expediente, eles digitam estas informações para que sejam registradas no sistema. “A partir de agora, vamos digitar diretamente no local da visita, reduzindo o retrabalho e possibilitando maior tempo para o atendimento aos pacientes”, explicou.
A gerente de Governança e Projetos em TI da IMA, Ana Paula da Silva participou do treinamento. Ela informou que este é uma das últimas etapas do Projeto Centro Modelo de Referência em Saúde (CMRS). “Até o final de junho, ainda estão programados outros treinamentos para operação dos sistemas, mas no que diz respeito à implantação de equipamentos e softwares, estamos chegando ao final”, disse.
Centro Modelo
O Projeto Centro Modelo de Referência em Saúde (CMRS) pretende transformar o CS Santo Antônio em um modelo no que diz respeito ao uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e a partir daí, avaliar os impactos do uso de ferramentas tecnológicas na eficiência dos serviços públicos. Os resultados serão utilizados para formatar uma política de uso destes recursos em toda a rede de saúde do Município, que conta com 60 unidades descentralizadas.
Para tanto, a unidade, localizada nop Parque Vista Alegre, próximo ao entroncamento das Rodovias Santos Dumont e Bandeirantes, está recebendo uma série de equipamentos e softwares que permitirão a informatização de grande parte dos procedimentos administrativos nela realizados.
Siga Saúde
O Siga (Sistema Integrado de Gestão de Atendimento), software que está automatizando o atendimento na área de Saúde em Campinas, é uma peça fundamental dentro do projeto CMRS. A sua implantação, por exemplo, já permite a emissão do cartão de identificação do paciente usado no SUS. Por meio desta identificação é possível recuperar instantaneamente, na tela do computador, todas as informações referentes aos tratamentos que o paciente portador do cartão já tenha recebido, quando e onde foi tratado, quais medicamentos está tomando, qual o diagnóstico e o encaminhamento dado, além de outras informações sobre seu histórico de saúde.
Todas as informações sobre o processo de implantação do Projeto CMRS estão sendo disponibilizadas em um hot site, no seguinte endereço: http://cmrs.campinas.sp.gov.br .