Parceria IMA-CTI busca soluções em nuvem

28/12/2012

Promover a disponibilização de sistemas voltados especialmente para a Administração Pública em uma estrutura de nuvem é o objetivo do convênio assinado entre a Informática de Municípios Associados S/A (IMA) e o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), nesta sexta-feira, 28/12, no Auditório do CTI.

A computação em nuvem possibilita acesso simultâneo e sob demanda, através da internet, a serviços de forma rápida e com custo muito mais baixo que as soluções tradicionais.

Diante disto, as duas instituições definiram um plano de trabalho com o objetivo de estabelecer um programa de cooperação, através do intercâmbio científico e tecnológico, com a finalidade de distribuir softwares especialmente voltados para automatizar a gestão dos serviços públicos para prefeituras de médio e pequeno porte.

Para tanto, IMA e CTI poderão compartilhar atividades de pesquisa, desenvolvimento, formação e treinamento de recursos humanos, além de promoverem a absorção e transferência de tecnologias.

Sistemas para prefeituras

“Temos muito a contribuir e muito a aprender com a IMA”, afirmou o diretor do CTI, Victor Mammana, ressaltando que a parceria fortalece o Centro no desenvolvimento de uma de suas principais missões, que é atender com soluções tecnológicas todas as esferas de governo.

Ele lembrou também que o trabalho para realização do Convênio teve início em março e que toda a documentação foi analisada e aprovada pela Advocacia Geral da União.

O presidente da IMA, Pedro Jaime Ziller, por sua vez, destacou que a assinatura do convênio tem um significado especial para a empresa. “O modelo que vamos criar possibilitará que pequenas e médias prefeituras, que não têm como investir em infraestrutura de armazenamento de dados e redes, possam ter acesso às mesmas ferramentas tecnológicas que os grandes centros urbanos. Desta forma, a IMA, que até hoje praticamente criou soluções para a Prefeitura de Campinas, poderá levar estes sistemas a outros municípios”, disse. 

Governo Federal

A articulação da IMA como agente local de políticas desenvolvidas pelo Governo Federal foi ressaltada pelo diretor técnico da empresa, Marcelo Pimenta. “Recentemente, Campinas tornou-se o primeiro município do Estado de São Paulo a se conectar à Rede do Programa Nacional de Banda Larga e, agora, a parceria com o CTI nos qualifica para integrarmos programas como o TI Maior”, avaliou, referindo-se ao Programa Estratégico de Software e Serviços, desenvolvido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Vamos atuar dentro de um modelo que está sendo considerando pelo Governo Federal como tecnologia estratégica para o desenvolvimento do País e a parceria com o CTI dá a segurança de um trabalho avançado do ponto de vista tecnológico e com a qualidade e segurança necessárias”, concluiu Pimenta.

O coordenador Geral de Aplicações da Informática do CTI, Silvio Spinella, aposta que o convênio entre a IMA e o CTI possa se tornar um modelo para outras empresas estatais no que diz respeito à articulação e integração na busca de soluções para os problemas das administrações públicas nos diversos níveis. “Nem sempre é fácil criar condições para que esta sinergia ocorra. Esta iniciativa pode construir um novo paradigma de cooperação no setor público”.

DIM

A primeira experiência relativa ao convênio será a implantação do sistema de Dispensação Individualizada de Medicamentos (DIM), desenvolvido pela IMA e disponibilizado no Portal do Software Publico, em um ambiente de nuvem.

O DIM é um sistema que permite identificar eletronicamente o paciente que retira medicamentos nas farmácias das unidades descentralizadas de uma rede de saúde, controlando a quantidade e o lote do produto.

O sistema ainda dá baixa automática nos estoques e automatiza a escrituração dos registros obrigatórios no caso de medicamento sob controle.

A sua implantação no município de Campinas gerou uma economia de cerca de 30% na aquisição de medicamentos, ao possibilitar a obtenção de informações precisas sobre os estoques e a melhora no gerenciamento da distribuição dos insumos.

Para Marcelo Pimenta, a disponibilização do DIM em nuvem é um marco importante para a empresa e para o mercado de softwares para administrações públicas. “A partir desta primeira experiência vamos ter capacidade de disponibilizar mais soluções e contribuir para a modernização da gestão pública no Brasil, principalmente prefeituras”.

 

 

 

 

 

 

Ir para topo